O que pode causar a hipernatremia?

O que pode causar a hipernatremia?

Na hipernatremia, os níveis de sódio no sangue estão excessivamente altos. A hipernatremia envolve a desidratação, que pode ter várias causas, inclusive não beber a quantidade suficiente de líquidos, diarreia, disfunção renal e diuréticos.

Como resolver hipernatremia?

O tratamento da hipernatremia decorrente da sobrecarga de Na em paciente com função renal normal consiste em medidas de suporte. A principal medida é a reposição de água livre. A correção do distúrbio pode ser acelerada com o uso de diuréticos associado à reposição da água livre excretada.

Quais as causas da hipernatremia e da hiponatremia?

Tanto a hipernatremia como a hiponatremia podem ocorrer com perdas intensas de volume, dependendo das quantidades relativas de sódio e água perdidas e da quantidade de água ingerida antes da apresentação. As causas renais de hipernatremia e depleção de volume incluem tratamento com diuréticos.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo o corticoide faz efeito no bebe?

O que a hiponatremia pode causar?

Principais sintomas Os sinais e sintomas de hiponatremia são mais graves à medida que a quantidade de sódio diminui no sangue. Assim, pode haver dor de cabeça, enjoo, vômitos e sonolência, por exemplo. Quando os níveis são muito baixos, é possível que existam crises convulsivas, espasmos musculares e coma.

Quais medicamentos causam hiponatremia?

São medicamentos que potencialmente causam hiponatremia (lista resumida)

  • Antipsicóticos (clássicos e atípicos);
  • Diuréticos tiazídicos;
  • Antidepressivos tricíclicos, tetracíclicos e atípicos;
  • Inibidores da recaptação de serotonina;
  • Benzodiazepínicos: lorazepam, alprazolam, clonazepam e outros;

Como identificar hipernatremia?

A hipernatremia é identificada pelo exame de sangue, em que a dosagem de sódio, também identificado como Na, está acima de 145mEq/L. A avaliação da concentração do sódio na urina, ou osmolaridade urinária, também ajuda a identificar a composição da urina e identificar a causa da hipernatremia.

Quais os principais sinais e sintomas observados em um paciente com hipernatremia?

Os principais sinais de hipernatremia resultam de disfunção do sistema nervoso central em decorrência da contração das células cerebrais. Podem ocorrer confusão, exicitabilidade neuromuscular, hiperreflexia, convulsões ou coma.

LEIA TAMBÉM:   O que determina o Estatuto da Igualdade Racial?

Como a hiponatremia pode ocasionar edema cerebral e lise celular?

A hiponatremia aguda (< 48 horas) pode se apresentar com descobertas neurológicas alarmantes, tendo em vista que qualquer queda nos níveis de sódio poderá ultrapassar a capacidade de adaptação do cérebro, resultando em edema cerebral e na possibilidade de herniação.