O que determina o Estatuto da Igualdade Racial?

O que determina o Estatuto da Igualdade Racial?

“O Estatuto da Igualdade Racial é o principal instrumento normativo no Brasil que estabelece a efetivação da igualdade de oportunidade, a garantia e defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnico-racial”, afirma a secretária nacional de …

Onde se encontra o racismo?

Acontece em lugares que os negros são marginalizados – trabalho, educação -. Um exemplo é a porcentagem de vereadores negros eleitos nas eleições de 2016 em relação aos brancos. São 29,11\% contra 70,29\%, respectivamente; Racismo primário: não conta com justificativas, acontece de forma mais psicológica e emocional.

Quem é proponente do Estatuto da Igualdade Racial?

por esta oportunidade. Ministra Matilde Ribeiro; Senador Paulo Paim, companheiro de luta no Rio Grande do Sul e proponente do Estatuto da Igualdade Racial; representantes da militância negra de todo o País, demais presentes, bom-dia a todos.

LEIA TAMBÉM:   O que significa para estibordo e bombordo?

Qual o objetivo geral das Relações Étnicos Raciais no campo da educação?

A Educação das Relações Étnico-raciais configura-se como uma ação educacional de atendimento direto à demanda da população afrodescendente, por meio da oferta de políticas de ações afirmativas e pedagógicas inscritas na Educação Básica.

Como deve ser a educação das relações Étnicos-raciais?

15). Nesse sentido, a educação das relações étnico-raciais deve ser o resultado da luta política voltada para a construção de uma escola e de práticas pedagógicas que insiram a diversidade, promovam a reflexão, a mudança de postura, estimulando práticas coletivas de combate ao racismo e à discriminação.

O que é preconceito racial no Brasil?

Preconceito racial é toda e qualquer forma de expressão que discrimina uma etnia ou cultura por considerá-la inferior ou menos capaz. Também designado de racismo ou preconceito de raça, o preconceito racial já existe na humanidade há muitos anos não só no Brasil, mas no mundo todo.

Como podemos identificar o racismo na sociedade brasileira?

Confira algumas situações que comprovam a existência e a persistência do racismo no Brasil:

  1. Quantidade de líderes políticos negros.
  2. Recortes raciais no censo do IBGE.
  3. Academia e racismo no Brasil: quantos pesquisadores negros você conhece?
  4. Cotas e acesso ao ensino superior.
  5. Preconceito e injúria racial nas redes sociais.