O que pode acontecer se tomarmos muitos comprimidos de sulfato ferroso?

O que pode acontecer se tomarmos muitos comprimidos de sulfato ferroso?

A superdose de ferro ingerido pode ser mortal, especialmente em crianças pequenas. O tratamento imediato é essencial. A intoxicação grave pode produzir-se em crianças pequenas pela ingestão de 3 a 4 comprimidos revestidos de sulfato ferroso (180 a 240 mg de ferro elementar).

Qual é o fármaco utilizado no tratamento da intoxicação por ferro medicamentoso?

Tratamento de intoxicação por ferro Deferoxamina, um medicamento que se liga ao ferro no sangue (denominada terapia quelante.

Como tratar intoxicação por ferro?

Tratamento de intoxicação por ferro Pode-se administrar uma solução especial de polietileno glicol, por via oral ou através de uma sonda gástrica, para lavar o conteúdo do estômago e dos intestinos (irrigação de todo o intestino), mesmo que sua eficácia seja pouco clara.

LEIA TAMBÉM:   Pode pagar o decimo terceiro em uma unica parcela?

O que acontece se tomar excesso de ferro?

O excesso de ferro no sangue pode provocar ferrugem nos órgãos, causando consequências distintas para cada parte do corpo. No fígado, altos níveis do mineral podem causar cirrose; no pâncreas, diabetes; no coração, insuficiência cardíaca; nas glândulas, mau funcionamento e problemas na produção hormonal.

Pode tomar sulfato ferroso por conta própria?

Sem problema desde que com acompanhamento médico.

Qual o sintoma de excesso de ferro?

Com dores nas articulações e abdominal, fadiga, perda de peso, mudança na coloração da pele (tonalidade bronzeada), perda do desejo sexual, perda de pelo corporal, problemas cardíacos, sintomas relacionados com o início do diabetes.

Qual é a toxicidade do ferro?

Toxicidade do ferro O ferro excessivo pode ser prejudicial ao sistema gastrintestinal. Os sintomas da toxicidade do ferro incluem a náusea, o vômito, a diarreia e a dor de estômago. Ao longo do tempo, o ferro pode acumular nos órgãos, e causa dano fatal ao fígado ou ao cérebro.