O que os artistas estavam interessados em explorar na arte concreta?

O que os artistas estavam interessados em explorar na arte concreta?

A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. A princípio: planos e cores. As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.

Quais profissionais estudam há séculos os fenômenos de luz e do som?

Há séculos, cientistas e artistas estudam os fenômenos e os efeitos da luz e do som. Alguns artistas visuais estudam o comportamento da luz, procurando entender como os fenômenos luminosos interferem na percepção das cores.

Qual era o objetivo do Grupo Ruptura?

E é exatamente como seguidores do artista suíço que os integrantes do Grupo Ruptura se colocam no meio artístico brasileiro dos anos 1950. Em termos gerais, o grupo defende a autonomia de pesquisa com base em princípios claros e universais, capazes de garantir a inserção positiva da arte na sociedade industrial.

LEIA TAMBÉM:   Quanto fatura uma empresa de pequeno porte?

Quando falamos em arte?

A arte é uma forma como o homem expressa os seus sentimentos, pensamentos e convicções. Na visão contemporânea, podem ser classificados como formas de arte: a escultura, a pintura, a fotografia, a música, o teatro, o cinema, a literatura, a dança etc.

O que se refere à arte concreta?

Definição. O termo arte concreta é usado por Theo van Doesburg (1883-1931), que participa do grupo e revista homônimos fundados em 1930, em Paris. Portanto, a arte concreta tenta abandonar qualquer aspecto nacional ou regional e se afasta inteiramente da representação da natureza.

O que é luz e som na arte?

Trabalhar a interação entre som, luz, efeitos e tempo exato é a soma de muitos esforços combinados na mesma direção, e exige muita sensibilidade, pois são muitos elementos em ação ao mesmo tempo. …

Qual foi o objetivo da ruptura na linguagem da poesia?

O foco da Semana era destruir as velhas formas artísticas na literatura, música e artes plásticas, encravadas na produção brasileira desde meados do século XIX, tais como o parnasianismo na literatura e o realismo acadêmico nas artes plásticas. O alvo era destruir tudo o que havia de passadismo na cultura nacional.

LEIA TAMBÉM:   Porque a porta fica fazendo barulho?

Quem eram os artistas brasileiros do Grupo Ruptura?

Criado em 1952, era liderado por Waldemar Cordeiro (também seu maior teórico) e composto, inicialmente, por Geraldo de Barros, Luís Sacilotto, Lothar Charoux, Kazmer Féjer, Anatol Wladyslaw e Leopold Haar.