O que ocorreu com o Imperio Bizantino apos a morte de Justiniano?

O que ocorreu com o Império Bizantino após a morte de Justiniano?

Foi durante o governo de Justiniano que foram compiladas as leis romanas, criando o Corpus Juris Civilis (Corpo do Direito Civil). Entretanto, após a morte de Justiniano, o Império Bizantino entrou em um lento processo de decadência, que iria se arrastar até a tomada de Constantinopla pelos turcos, em 1453.

Quais as 4 artes que se destacam na arte bizantina?

A Arte Bizantina

  • Arquitetura. O grande destaque da arquitetura foi a construção de Igrejas, facilmente compreendido dado o caráter teocrático do Império Bizantino.
  • Pintura e Escultura.
  • Mosaicos.

Quais as principais características da arte bizantina?

Entre as principais características da arte bizantina, estão: Combinação de diferentes elementos da cultura greco-romana e oriental; Presença marcante do uso de cores; Com a temática basicamente religiosa, as manifestações artísticas do Império Bizantino tinham a função de representar as crenças teológicas.

LEIA TAMBÉM:   Como pegar o primeiro nome no SQL Server?

Qual foi o motivo do fim do Império Bizantino?

A partir do Século 14, o Império Bizantino murchava ao mesmo tempo que o Império Otomano crescia e ganhava força. O final da história aconteceu em 29 de maio de 1453, quando, após um cerco de 53 dias, o sultão Mohammed II, o Conquistador, invadiu Constantinopla e eliminou Constantino XI, o último imperador bizantino.

Quais foram os motivos do Império Bizantino entrar em decadência?

Verá quais foram os principais fatores que contribuíram para essa decadência. Entre os fatores estão conflitos políticos, disputas religiosas, crise econômica, invasão eslava, expansão islâmica e, por fim, a queda de Constantinopla.

Como era a organização política do Império?

A política do Império do Brasil ocorreu em uma monarquia quase representativa parlamentar federal, através do qual o Imperador do Brasil era chefe de Estado e o chefe de governo, nominalmente, embora o presidente do Conselho de Ministros era efetivamente o chefe de facto e de um sistema multipartidário.

Qual a grande expressão da arte bizantina?

O mosaico é expressão máxima da arte bizantina e não se destinava apenas a enfeitar as paredes e abóbadas, mas instruir os fiéis mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo demora para o coracao parar depois da morte cerebral?

Que outro nome foi utilizado para designar a arte bizantina?

Mosaico bizantino O mosaico foi utilizado por diversos povos e culturas, mas foi no Império Bizantino que essa manifestação atingiu seu ápice.

Quais são as principais características da arquitetura bizantina?

Arquitetura Bizantina foi aquela desenvolvida pelo Império Bizantino durante a Idade Média. Suas principais características são os mosaicos vitrificados, ícones, pinturas sacras e cúpulas. O período bizantino na arquitetura ficou marcado pela ascensão do cristianismo e criação de novas técnicas construtivas.

Qual a principal característica da escultura bizantina?

A escultura bizantina caracteriza pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas (formas diferentes das originais).