O que o professor precisa observar na educação infantil?
Observar uma criança é essencial para entender e acompanhar o seu desenvolvimento. Quando o professor é um bom observador, ele consegue selecionar os materiais ideais, planejar atividades adequadas e fazer perguntas que orientem as crianças a entender melhor o mundo e o ambiente escolar que as rodeia.
Como avaliar o desempenho do aluno na educação infantil?
Conheça as maneiras de avaliar os alunos da educação infantil
- Observe e registre seus principais apontamentos.
- Converse com os alunos.
- Elabore relatórios e dossiês.
- Dialogue com os pais para entender o contexto familiar da criança.
- Crie formas de autoavaliação para as crianças.
- Aposte nas avaliações diagnósticas.
Quais são as orientações que a Bncc oferece para a educação infantil?
BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
- O eu, o outro e o nós.
- Corpo, gestos e movimentos.
- Traços, sons, cores e formas.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
O que o professor precisa observar?
O professor precisa ter clareza sobre o que vai observar e por que irá observar. Sendo assim, o olhar e o ouvir, na observação servem para: Conhecer cada vez mais quem são os alunos e a relação deles com a realidade da qual fazem parte. Avaliar e planejar as ações educativas que irão acontecer.
Como avaliar a Educação Infantil nas aulas remotas?
Veja algumas dicas para avaliar a aprendizagem dos alunos:
- Avalie todo o ciclo de aprendizagem.
- Use instrumentos variados de avaliação no ensino remoto.
- Priorize a avaliação qualitativa.
- Sobre o SAE Digital.
Como avaliar os alunos na quarentena Educação Infantil?
Com o ensino remoto é possível diversificar a avaliação e dividir as responsabilidades com os estudantes, como por exemplo:
- Estabelecer critérios para que o estudante possa identificar onde está e aonde quer chegar;
- Avaliar o professor;
- Realizar um portfólio seja digital e ou impresso.
Qual a contribuição da BNCC para a Educação Infantil?
Além de brincar e conviver, a BNCC estabelece outros direitos da aprendizagem no ensino infantil, como participar das ações na escola e na comunidade; explorar saberes sobre as próprias emoções; expressar-se sobre dúvidas, sentimentos e opiniões; e construir a identidade pessoal, social e cultural.
Qual é a contribuição da BNCC para a elaboração construção do planejamento escolar?
A BNCC traz uma grande inovação ao estabelecer 10 competências gerais para nortear as áreas de conhecimento e seus componentes curriculares. Segundo o documento, o desenvolvimento dessas competências é essencial para assegurar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes da Educação Básica.