O que o PCN fala sobre avaliacao?

O que o PCN fala sobre avaliação?

Segundo os PCN (1998) a avaliação deve ser compreendida como um conjunto de ações organizadas com a finalidade de se obter informações do que o aluno aprendeu, de que forma aprendeu e em quais condições.

Em que ano os PCNs foram criados?

O Ministério da Educação e do Desporto (MEC) publicou em 1997 e 1998, respectivamente, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1ª a 4ª séries (BRASIL. MEC, 1997a) e de 5ª a 8ª séries (BRASIL. MEC, 1998), depois de ter divulgado Versão Preliminar do documento em 1995 (BRASIL.

Qual a diferença entre PCN DCN e BNCC?

Ambos os documentos abordam o trabalho com múltiplas linguagens: os PCN tratam de modo sucinto do uso de tecnologias, evidenciando o uso do computador, do rádio e da televisão. Já a BNCC detalha, em diferentes habilidades, a necessidade do trabalho com imagens, sons e diferentes linguagens digitais.

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Qual é a função dos Parâmetros Curriculares Nacionais?

Os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes elaboradas para orientar os educadores por meio da normatização de alguns aspectos fundamentais concernentes a cada disciplina. Os PCNs servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que podem adaptá-los às peculiaridades locais.

Como a LDB orienta a avaliação?

Para a LDB, “a avaliação do desempenho do aluno deve ser contínua e cumulativa com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”. (Lei de Diretrizes e Bases, Art. 24, Inciso V, a).

Qual a relação entre Parâmetros Curriculares Nacionais e BNCC?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), normas orientadoras e não obrigatórias, em regra não serão substituídos pela BNCC. A ideia é que sejam direções para os currículos dos sistemas de ensino. A atuação é integrada. A Educação Infantil tem uma base diferente dos Ensinos Fundamental e Médio.