O que o gás natural emite?

– A sua combustão é completa, liberando como produtos o dióxido de carbono e vapor de água, sendo os dois componentes não tóxicos, portanto o gás natural é uma fonte de energia limpa, produz baixo impacto ambiental. Substitui outros combustíveis mais poluentes, como óleos combustíveis, lenha e carvão.

Por que o gás natural pode substituir o petróleo?

Vantagens: por realizar combustão completa, o gás natural gera menores emissões de gases de efeito estufa em relação ao petróleo e carvão mineral, apresenta reduzido risco de acidentes, visto que possui densidade menor que a do ar, facilitando a sua dispersão na atmosfera em caso de vazamentos.

Porque o gás natural não é renovável?

O gás natural é um combustível fóssil não renovável, ou seja, ele irá se esgotar na natureza. Esse combustível gasoso, após ser tratado e processado, apresenta grande teor energético, sendo bastante aproveitado nas indústrias para a geração de energia elétrica.

Qual é o gás natural?

O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.

LEIA TAMBÉM:   Onde passear com cachorro em Vitoria?

Quais medidas poderiam ser tomadas para substituir o petróleo?

6 combustíveis que podem substituir os derivados do petróleo

  • O bom e velho álcool. O álcool etílico, ou etanol, é velho conhecido dos brasileiros.
  • Biodiesel de óleos vegetais.
  • Combustível a partir de resíduos: a solução dois por um.
  • E-combustíveis sintéticos.
  • O limpo hidrogênio.

Porque o gás natural está sendo preferido para fins energéticos ao invés do carvão ou petróleo?

Essa fonte tem um teor energético elevado, por isso, após passar por um processo de tratamento, é altamente aproveitado para a geração de energia nas indústrias. Também pode ser utilizado em residências (por exemplo, para aquecer a água e o ambiente), comércio (aquecimento) e automóveis (substituição aos combustíveis).