O que o bullying atrapalha?

O que o bullying atrapalha?

O bullying causa estresse físico em uma criança. Ela fica em estado de alerta constante, o que se reflete em seu sistema nervoso e pode apresentar sintomas como: aumento do batimento cardíaco, aumento da frequência respiratória e outros. Já os efeitos emocionais são mais difíceis de identificar.

Quando se pratica o bullying?

Bullying é uma prática sistemática e repetitiva de atos de violência física e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos e agressão física, de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo.

Porque o tema bullying é importante?

Se não receber a atenção adequada, uma criança que pratica bullying pode desenvolver comportamentos antissociais e agressivos até a vida adulta. Já a vítima pode desenvolver problemas de autoestima, fobias, depressão, ansiedade, exclusão social, e em alguns casos pode até cometer suicídio.

Porque você acha que o bullying ocorre?

O bullying ocorre por vários fatores mas, na maioria dos casos, o que predomina é o ambiente familiar: se uma criança vive num clima de desrespeito, ela pode passar de vítima (em casa) a agressora (na escola) e oprimir os colegas. Isso pode resultar em depressão e dificuldade para relacionar-se.

LEIA TAMBÉM:   Qual o outro nome de bicarbonato de sodio?

O que sente quem pratica o bullying?

Geralmente, mas não sempre, significa uma criança ou adolescente maior e mais velho pegando no pé de um mais fraco, ou um mais popular com um menos popular. De alguma forma, bullying é um jogo “de ficar por cima”, uma tentativa de vencer enquanto o outro perde.

Qual a importância de se discutir bullying na escola?

Discutir o bullying abertamente com todos os alunos é uma forma de prevenir e combater essa prática. Pelo lado da vítima, estimular o protagonismo pode ser um caminho para desenvolver os sentimentos de segurança e confiança, que são fundamentais para que aprenda a se defender.

Por que a prática do bullying deve ser combatida?

Para a pedagoga e psicóloga Maria Francisca de Fauw, o bullying é um mal que precisa ser combatido, já que é extremamente prejudicial para a vítima. O pior de tudo é que as vítimas sofrem em silêncio, pois têm um certo receio em delatar seus agressores. E isso acaba beneficiando apenas quem pratica o bullying”, afirma.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer para aliviar o estresse na gravidez?

Como acabar com o bullying e cyberbullying?

Algumas práticas simples podem ser adotadas, como por exemplo: instruir as crianças e adolescentes a não aceitar convites de estranhos nas redes sociais; comunicar imediatamente aos pais, caso seja vítima de agressão on-line e denunciá-lo ao site; evitar que exponham fotos e vídeos pessoais na rede, que possam vir a …