O que o apego?

Dentro da teoria, apego significa um vínculo afetivo ou ligação entre um indivíduo e uma figura de apego (comumente um cuidador). Estes laços podem ser recíprocos entre dois adultos, mas entre uma criança e um cuidador são baseados nas necessidades de segurança e proteção da criança, fundamentais na infância.

O que é sistema de apego?

O sistema de apego identifica situaçoes de risco, avalia a disponibilidade da figura de apego2,9 e gera comportamentos emocionais: chorar, sugar, agarrar, sorrir e seguir, que se destinam a induzir respostas no cuidador2. Tal sistema tem como objetivo principal fazer a figura apegada se sentir segura2.

O que é apego John Bowlby?

Outro conceito fundamental da TA é o do comportamento de apego, que se refere a ações de uma pessoa para alcançar ou manter proximidade com outro indivíduo, claramente identificado e considerado como mais apto para lidar com o mundo (BOWLBY, 1989; CASSIDY, 1999).

Como desenvolver apego seguro?

Como desenvolver um apego seguro com o seu filho?

  1. Prestar atenção. É essencial que os pais/cuidadores aprendam a reconhecer os sinais que sugerem que o bebé está incomodado.
  2. Ser responsivo.
  3. Ser consistente.
  4. Demonstrar aceitação.
  5. Consolar.
LEIA TAMBÉM:   Qual e o mito da caverna?

Quais são as principais contribuições da teoria do apego para o trabalho do professor da educação infantil?

Seus trabalhos comprovaram que o modelo de apego que o indivíduo desenvolve na primeira infância se refere à maneira como os cuidadores primários o tratam, como também estão ligados a fatores temperamentais e genéticos (Dalbem & Dell’aglio, 2005).

Qual a importância do afeto para o desenvolvimento infantil?

É por meio das trocas de afeto que a criança desenvolve suas primeiras relações, aprende a interagir, a se comunicar e também inicia a capacidade de desenvolver empatia. Pesquisas mostram que crianças que possuem vínculos afetivos na primeira infância são mais seguras e autônomas.