O que muda com a Lei do Superendividamento?

O que muda com a Lei do Superendividamento?

Peculiaridades da Lei do Superendividamento Com a negociação em bloco, o devedor consegue usar uma única fonte de renda para liquidar as contas em aberto. Portanto, a nova Lei do Superendividamento não se aplica a pagamento de impostos, pensão alimentícia, crédito habitacional ou serviços de luxo.

Quem é o consumidor superendividado?

A Lei do Superendividamento beneficia consumidores, pessoas físicas, que estejam inadimplentes de boa-fé, ou seja, que deixem de pagar suas dívidas por falta de renda suficiente para cumprir com suas obrigações creditícias e ao mesmo tempo garantir sua subsistência.

Quem pode ser considerado superendividado para a lei do superendividamento?

De acordo com a Lei federal n. 14.181/2021, conhecida como Lei do Superendividamento, é considerado superendividado o cidadão de boa-fé, que não consegue mais garantir o pagamento de suas dívidas, incluindo as que ainda vão vencer, sem comprometer “seu mínimo existencial, nos termos da regulamentação”.

LEIA TAMBÉM:   Qual a hora de colher alface?

Quais as principais alterações introduzidas no CDC com a Lei do super endividamento?

Dentre as alterações introduzidas pela nova Lei ao Código de Defesa do Consumidor (artigo 4º, incisos IX e X; artigo 5º, incisos VI e VII da Lei 8.078/90), destacam-se: (i) o fomento de ações direcionadas à educação financeira e ambiental dos consumidores; (ii) prevenção e tratamento do superendividamento como forma de …

Como pedir crédito para pagar dívidas?

Outra alternativa a pedir crédito para pagar dívidas passa pela consolidação de todos os empréstimos num só. Esta solução permite que diversos empréstimos contraídos em diferentes bancos sejam aglomerados numa só instituição financeira, traduzindo-se numa só mensalidade por mês e numa redução substancial das prestações.

Qual a melhor dica para quitar sua dívida?

Última dica, que engloba todas as outras, assuma apenas uma despesa que consiga pagar, não amarre mais problemas. Se você vai pegar um empréstimo para quitar suas dívidas, foque em quitar todas aquelas que estão comprometendo sua renda e claro, assuma bem esse compromisso.

LEIA TAMBÉM:   Em qual continente fica o pais conhecido como Tailandia?

Como renegociar sua dívida?

Após colocado tudo no papel, some o valor total da sua dívida. Outra dica é entrar em contato com o banco ou credor, e renegociar sua dívida, sabendo todas as taxas. É importante ter clareza de quanto você deve e quanto consegue pagar, sem comprometer toda sua renda, pois você tem outras contas.

Como faço para parcelar dívidas?

Acesse o site do Serasa eCred; Na tela inicial, escolha entre as opções o que se enquadra a sua necessidade “Pagar dívida”; Com base no valor total das suas dívidas, escolha o valor que você precisa; Escolha em quantas vezes deseja parcelar; Preencha o cadastro.