Índice
O que há de comum entre a concorrência perfeita e a concorrência monopolista?
O principal elemento de competição perfeita presente na concorrência monopolista é a livre entrada de firmas. Já na concorrência monopolista, como os produtos são similares, mas não idênticos, algumas empresas podem conseguir vender os seus produtos por maiores preços.
Qual a principal alteração do mercado de concorrência monopolística na comparação com o de concorrência perfeita?
Um mercado monopolisticamente competitivo se afasta do ideal da concorrência perfeita porque cada vendedor oferece um produto ligeiramente diferente. Duas características definem o equilíbrio de longo prazo em um mercado de concorrência monopolística: O preço é superior ao custo marginal.
Como funciona a concorrência monopolista?
Na competição monopolista, existem muitos produtores e consumidores no mercado, e todas as empresas têm apenas um certo grau de controle de mercado, enquanto um monopolista em um mercado monopolista tem total controle do mercado. Ao contrário de um mercado monopolista, a concorrência monopolista oferece muito poucas barreiras à entrada.
Qual a diferença entre concorrência perfeita e monopolistica?
A distinção é que em concorrência perfeita os produtos são iguais, enquanto que na concorrência monopolistica os produtos são deferenciaveis. Cada uma das empresas possui algum poder de mercado para influênciar o preço dos seus próprios produtos ou serviços.
Qual a concorrência imperfeita?
Neste tipo de concorrência imperfeita, são produzidos produtos distintos, porém, com substitutos próximos passíveis de concorrência, não exercendo um monopólio e não vivendo a situação de concorrência perfeita. Por isso, esse tipo de estrutura de mercado é considerada intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio.
Como diferenciar esse tipo de concorrência?
Uma forma de diferenciar esse tipo de concorrência dos outros é que ela tem características específicas que garantem uma certa prevalência entre os consumidores, como por exemplo: Existem muitos vendedores nesse mercado (muitas empresas brigando pelo mesmo consumidor e consequentemente uma gama de opções para o cliente final);