O que forma parte da agua que chega ate a superficie da Terra e penetra no solo?

O que forma parte da água que chega até a superfície da Terra e penetra no solo?

O lençol freático é a profundidade em que o solo fica saturado ou cheio até a capacidade máxima, com água. Quando a água atinge a superfície da Terra, seja através de chuva, inundação ou outros meios, a água começa a se infiltrar ou a penetrar no solo.

Como determinar o fluxo de água subterrânea?

O fluxo da água subterrânea foi identificado a partir das diferenças de carga hidráulica do aqüífero e da localização das drenagens. Na avaliação do regime de descarga dos aqüíferos foi considerado o tempo de renovação das águas, o tipo de solo e cobertura vegetal e ainda a geologia de cada sub-bacia.

Como a água se move pelo ciclo hidrológico?

LEIA TAMBÉM:   O que e gerenciamento de dados e qual a sua importancia?

A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos principais de transferência: Evaporação dos oceanos e outros corpos d’água (rios, lagos e lagunas) no ar e a evapotranspiração das plantas terrestres e animais para o ar.

Como a água chega até o solo?

A água evapora de rios e lagos e volta para o céu (atmosfera), depois cai sobre a terra em forma de chuva, é interceptada pelas folhas das árvores que posteriormente irão fazer o processo de evapotranspiração, infiltra para o subsolo, escoa e abastece rios, lagos e mares.

Como é formado lençol freático?

Lençol freático é um reservatório subterrâneo de águas provenientes da chuva que se infiltram no solo por meio de rachaduras ou fissuras. A água subterrânea é toda a água infiltrada na superfície da Terra e encontrada em uma das duas camadas do solo.

Qual a contribuição dos fluxos subterrâneos as descargas totais dos rios?

As águas subterrâneas apresentam algumas propriedades que tornam o seu uso mais vantajoso em relação ao das águas dos rios: são filtradas e purificadas naturalmente através da percolação, determinando excelente qualidade e dispensando tratamentos prévios; não ocupam espaço em superfície; sofrem menor influência nas …

LEIA TAMBÉM:   O que e propriedade Loft?

O que é um mapa Potenciometrico?

O mapa potenciométrico é sem dúvida a principal ferramenta que o hidrogeólogo tem para estudar o fluxo de água subterrânea. Embora seja simples na sua confecção, pois, é necessário apenas conhecer a cota da superfície do terreno e a medida do nível estático do aqüífero em diversos pontos.

Que fatores interferem na taxa de fluxo de água no solo?

As interações afetam a taxa de água perdida através da lixiviação e evapotranspiração, o balanço entre ar e água nos poros do solo, a taxa de variação na temperatura do solo, a taxa e o tipo de metabolismo dos organismos do solo e a capacidade do solo em armazenar e disponibilizar água para as plantas.

Quais os principais efeitos do fenômeno de percolação de água no solo?

A percolação traduz o movimento subterrâneo da água através do solo, especialmente nos solos saturados ou próximos da saturação. Quando a quantidade de água da chuva infiltrada no solo se torna maior que a capacidade de absorção deste, podem ocorrer perdas de água por percolação.