O que foram as Guerras Medicas resposta?

O que foram as Guerras Médicas resposta?

As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas. O conflito entre os dois grupos ocorreu em torno do poder e do controle do comércio marítimo. …

O que foram as Guerras Médicas Qual a motivação?

A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.

O que são as Guerras Púnicas?

As Guerras Púnicas foram conflitos entre Cartago e Roma, que disputavam os domínios dobre o Mar Mediterrâneo, ou seja, disputavam a hegemonia sobre a economia e a política. Os conflitos duraram de 264 a.C. a 146 a.C., quando Cartago foi destruída pelos romanos.

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre permeacao e absorcao da pele?

Quais as características das guerras civis de Roma?

As guerras civis romanas radicam numa luta de anos que reflete a tentativa de ascensão de certos grupos sociais como a plebe – que conseguira obter o primeiro reconhecimento político com a criação dos cargos eletivos dos tribunos da plebe; no século I a.

O que foram as Guerras Médicas e suas consequências?

Principais consequências: – Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. – Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.

O que foram as Guerras Púnicas e suas consequências?

As Guerras Púnicas foram conflitos envolvendo Roma e Cartago pelo domínio do Mar Mediterrâneo. Os romanos derrotaram os cartaginenses no final da Terceira Guerra Púnica, destruíram a cidade cartaginense e conquistaram o norte africano, ampliando seus domínios sobre o Mar Mediterrâneo.

O que são os cartagineses?

A civilização cartaginesa ou civilização púnica foi uma civilização da Antiguidade que se desenvolveu na Bacia do Mediterrâneo entre o fim do século IX a.C. e meados do século II a.C. e esteve na origem de uma das maiores potências comerciais e militares do seu tempo.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a importancia do futebol?

Quais as características do exército romano?

O exército romano era constituído por legiões, formadas por efetivos de cerca de 5 a 6 mil homens. Havia ainda uma cavalaria de cerca de 120 cavaleiros e uma forte artilharia composta de balistas, bestas e onagros, armas de guerra que serviam para arremessar pedras, flechas e dardos.

O que foi a Guerra do Peloponeso quais as suas causas e consequências?

A Guerra do Peloponeso foi resultado direto da disputa de interesses entre Atenas e Corinto, cidade aliada de Esparta e membro da Liga do Peloponeso. Essa disputa e as reclamações de Corinto forçaram Esparta a declarar guerra aos atenienses porque os espartanos não podiam perder sua aliança com Corinto.