O que foi o seculo de Pericles e qual foi sua importancia?

O que foi o século de Péricles e qual foi sua importância?

Também conhecido como a “Idade de Ouro de Atenas” ou Período Clássico, foi uma época histórica de grande desenvolvimento da cidade de Atenas. Este período corresponde ao século V a.C. da história da Grécia Antiga, principalmente aos anos em que Péricles governou Atenas (de 444 a.C. a 429 a.C.).

Por que a democracia era o orgulho de Atenas?

A democracia ateniense Atenas, a partir de Sólon, de maneira inovadora e ímpar, passou a escutar o povo nos processos decisórios do Estado. Com Clístenes a participação popular nas decisões estatais se consolidou, e a democracia desabrochou.

Qual a importância de Péricles?

Péricles transformou a Liga Délia num verdadeiro império ateniense, e liderou seus compatriotas durante os dois primeiros anos da Guerra do Peloponeso. Péricles promoveu as artes e a literatura, num período em que Atenas tinha a reputação de ser o centro educacional e cultural do mundo da Grécia Antiga.

LEIA TAMBÉM:   Quem recusou o papel de Wolverine?

Qual a importância de Péricles para a democracia?

Importância para a democracia ateniense Chefe civil e líder militar de Atenas, fortaleceu a democracia e foi um dos responsáveis pelo crescimento econômico, político e militar da cidade.

Por que os escravos eram considerados essenciais para a democracia ateniense?

Os escravos podiam vir a ser libertados. Em Atenas passavam a ter uma posição social próxima aos metecos. Pode-se entender que a democracia ateniense dependia diretamente da escravidão, pois promoveu a ascensão do camponês médio, por meio da cidadania, que passou a ter certos poderes, ainda que limitados.

Quando a democracia foi instituída em Atenas?

Democracia ateniense No século VI a.C., a Atenas transformou-se no berço da democracia por meio das reformas de Clístenes. O desenvolvimento de Atenas deu-se por um processo de concentração de renda, o que fez com que um grupo de privilegiados, os eupátridas, detivessem a riqueza e controlassem a política da cidade.