O que foi a peste negra e quais as consequencias?

O que foi a peste negra e quais as consequências?

A peste negra foi uma pandemia que se deflagrou na Europa, no século XIV, provocando uma das maiores baixas populacionais da história desse continente. Esse acontecimento figurou entre aqueles que caracterizaram a crise da Baixa Idade Média, sendo os outros as revoltas camponesas no século XIV e a crise do feudalismo.

Quais são os efeitos da peste negra?

Sintomas da peste negra A peste foi denominada “negra” por conta das afecções na pele da pessoa acometida por ela, isto é, a doença provocava grandes manchas negras na pele, seguidas de inchaços em regiões de grande concentração de gânglios do sistema linfático, como a virilha e as axilas.

LEIA TAMBÉM:   Como saber se o filho e meu sem exame de DNA?

Qual é a causa da peste negra?

A Peste Negra, também conhecida por Peste Bubônica, é uma doença de contágio pela secreção de outro indivíduo ou contágio por via respiratória, causada pela bactéria chamada de Yersinia pestis, e é encontrada em pulgas que ficam em ratos contaminados.

Qual é o significado de maré negra?

As marés negras dizem respeito à poluição dos mares e zonas litorais por grandes manchas de hidrocarbonetos (petróleo e derivados), os quais representam cerca de 10\% do total anual da poluição dos oceanos. Todos os anos são derramadas cerca de 3 000 000 de toneladas de petróleo nos oceanos.

O que foi a peste negra e suas consequências para a população européia?

Consequências da Peste Negra Com a proliferação da doença, um a cada três europeus morreram. De acordo com os historiadores, mais de 70 milhões de pessoas faleceram. Isso significa um terço do total da população europeia na época. No século XIV a Igreja Católica ainda predominava na Europa.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os descontos em que a empresa pode realizar em folha de pagamento sem avisar previamente o colaborador?

O que foi a peste negra e como ela se propagou na Europa?

A doença era contraída a partir do contato humano com pulgas infectadas pela bactéria Yersinia pestis que estavam presentes em ratos. A peste manifestava-se de duas maneiras: A peste retornou para a Europa a partir de 1348 e foi trazida por navios genoveses para vários portos do continente europeu.

Porque a peste negra se espalhou tão rapidamente?

Fala-se que o contágio aconteceu mais rapidamente pela via marítima, isto é, pelas embarcações que navegavam pelo Mar Mediterrâneo, mas a contaminação por via respiratória permitiu que a doença prosperasse. A circulação de comerciantes, soldados e peregrinos contribuiu para difundi-la por terra.

Como a peste negra foi controlada?

Durante a peste negra, as cidades contratavam médicos para tratar os doentes. Nem sempre estes eram habilitados ou possuíam estudos de medicina, mas eram aceitos com a esperança de que trariam a cura. No século XVII, os médicos vestiam uma máscara feita de couro e com um bico que se assemelhava ao de uma ave.

LEIA TAMBÉM:   O que podemos aprender com o filme 300?

O que é maré negra e como isso influencia a nossa vida e o meio ambiente?

Conhecido por maré negra, o derrame de produtos petroleiros vem afetando e poluindo mares e zonas litorâneas cada vez mais. Elas são causadoras de poluição dos mares e, infelizmente, são bastante comuns. Em 1964, no Alasca, cerca de 40.000 toneladas de óleo foram derramadas, matando 30.000 animais marinhos.

Como prevenir maré negra?

“Se conseguirmos conter o fluxo do poço até agosto, fazendo com que não se derrame mais óleo no mar, será uma saída positiva. Além disso, se pararmos completamente o vazamento através de um poço secundário, também será uma boa notícia”, explicou Dudley.

O que é incorreto afirmar sobre a peste negra?

Sobre a Peste Negra é INCORRETO afirmar que: a) O agente biológico causador da peste era o bacilo Yersinia pestis, que foi transmitido inicialmente aos humanos por ratos e pulgas. b) A Peste causou enorme mortandade na Europa, dizimando 1/3 da população europeia.