O que fazer quando usam seus documentos?

O que fazer quando usam seus documentos?

Se aconteceu de você ser vítima de CPF clonado, ou outro tipo de fraude, é indispensável fazer um boletim de ocorrência. Agora, se você perdeu ou teve seus documentos roubados ou extraviados, pode (e deve) notificar a ocorrência também no sistema do SPC Brasil.

Como saber se seu documento foi clonado?

Consulte o banco de dados do SCPC Para realizar a pesquisa, basta acessar o site do Boa Vista Consumidor Positivo (consumidorpositivo.com.br/consulta-cpf-gratis), preencher um rápido cadastro com dados de identificação básicos e visualizar se existem pendências no seu nome.

O que fazer quando se tem os documentos clonados?

Vá até a delegacia mais próxima e faça um B.O. (boletim de ocorrência); Em suspeita ou confirmação de uso indevido do documento, junte comprovantes para provar que não era você a usar o documento em determinada situação; Faça um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos. Acesse Alerta de Documentos Serasa.

É perigoso passar número de CPF?

Na maior parte dos casos, informar CPF ou endereço é seguro. Isso porque os e-commerces usam essas informações somente para a entrega do produto e emissão de nota fiscal. Além disso, elas usam protocolos de criptografia para proteger os dados.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o nome do vizinho do Bob Esponja?

O que se pode fazer com o RG de uma pessoa?

Com o RG vencido, você pode ser barrado na hora de fazer outros documentos, se inscrever em concursos públicos, fazer cadastros em site, etc. Portanto, é bom ficar esperto e saber o que é preciso para validar sua identidade.

Como saber se meu RG foi clonado?

Caso seus documentos sejam roubados, furtados ou perdidos e você acredita que por isso alguém está utilizando o seu CPF, é importante que você busque também a notificação no sistema SPC Brasil através do serviço SPC Alerta de Documentos.

Como denunciar uso indevido do meu CPF?

Não é possível cancelar ou trocar o número do CPF, somente por meio de mandado judicial. Em caso de roubo, registre um boletim de ocorrência. No caso de uso indevido do seu número, além do registro do boletim de ocorrência, procure um advogado para se informar sobre indenização/reparação pelos prejuízos.

Tem como clonar RG?

Mas como é feita a clonagem do documento? A clonagem é feita por meio da digitalização do documento. Por meio de uma edição de imagens, ele sofre pequenas alterações (nome, número de CPF e RG, por exemplo). Dessa forma, o fraudador usa seus dados como se fossem dele e aplica golpes ou realiza compras em seu nome.