Índice
O que fazer para melhorar o índice de inadimplência?
Como diminuir a inadimplência? 6 dicas para implementar na sua empresa
- Seja amigável durante a cobrança.
- Dê benefícios para quem paga em dia.
- Negocie com o cliente inadimplente.
- Ofereça diversas formas de pagamento.
- Tenha uma régua de cobrança bem definida.
- Cultive um bom relacionamento.
Como jeito de abordar um cliente para fazer uma cobrança?
Dicas para cobrar um cliente de forma eficaz
- Não utilize a palavra “dívida”
- Tenha empatia e tente entender a motivação do atraso.
- Pense em uma proposta de negociação ao abordar o cliente.
- Não leve para o pessoal.
- Tenha scripts de cobrança.
Por que as empresas só podem cobrar dívidas do devedor?
As empresas só podem cobrar dívidas do devedor. De ninguém mais. Muito menos obrigar alguém a pagar dívidas de terceiros porque é funcionária. Mas a sua situação é complicada, porque envolve seu emprego… Poderia denunciar a empresa no Procon, mas precisa analisar se vale a pena, uma vez que é funcionária…
Qual é a gestão de cobranças?
Ou seja, além de garantir que seus clientes tenham as melhores condições de pagamento, evitando uma possível inadimplência, a gestão de cobranças inclui a elaboração de estratégias para solucionar a situação daqueles que já estão inadimplentes.
Como fazer um acordo de dívida para o cliente?
Fazer uma proposta de acordo de dívida para o cliente é, por vezes, fazer concessões, seja no valor dos juros, multas ou até mesmo no valor integral da dívida. O objetivo é receber o valor devido de maneira rápida, para que a inadimplência não atrapalhe a empresa.
Qual é a cobrança de clientes?
A cobrança de clientes é uma estratégia que deve estar presente na sua rotina e em todo o ciclo de compras do cliente. Esse é um conjunto de medidas tão importante para todo e qualquer tipo de empresa que pode até evitar a falência.
O que é inadimplência financeira?
Uma pessoa endividada é aquela que possui dívidas acumuladas em seu nome, mas que no momento não possui capital para se libertar desses débitos. Por outro lado, a pessoa inadimplente é aquela que, mesmo depois do prazo limite do pagamento, ainda não possui capital para pagar a dívida.
Como melhorar a efetividade na cobrança?
Como melhorar os resultados na cobrança de inadimplentes
- Tenha uma equipe à altura dos desafios.
- Valorize adequadamente seu cobrador.
- Tenha disciplina no acompanhamento dos indicadores.
- Cuidado com excesso de indicadores.
- Compartilhe seus indicadores com outros departamentos.
- Automatize ações repetitivas.
O que é inadimplência interna?
Em poucas palavras, a inadimplência é o descumprimento de alguma obrigação financeira – quando não é realizado algum pagamento previsto em contrato até a sua data de vencimento. Um bom e comum exemplo é quando não é feito o pagamento de uma parcela de empréstimo ou de uma fatura do cartão de crédito.
Por que entrar em inadimplência?
A inadimplência, por sua vez, acontece quando alguma dívida não é paga dentro de determinado período; por isso, não pagar determinada dívida pode te deixar inadimplente. Entrar em inadimplência é o mesmo de estar inadimplente – abaixo, você confere o que isso significa e quais são as principais consequências disso.
Qual é a inadimplência de uma empresa?
A inadimplência é um problema grave, que pode, inclusive, levar ao fechamento de uma empresa. Afinal, não se trata apenas de uma dívida não paga, mas também dos investimentos feitos em matéria-prima, produção e entrega, além de despesas fixas e gastos com funcionários e fornecedores.
Qual a consequência mais comum da inadimplência?
No Brasil, a consequência mais comum da inadimplência, e pelo que ela mais é conhecida, é de ficar com o “nome sujo”. Resumidamente, é quando os órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa e Boa Vista) restringirem o nome e CPF da pessoa que está em inadimplência – aqui você confere uma explicação.
Quando começa a cobrança da inadimplência?
A inadimplência começa a ser contada a partir do primeiro dia após o vencimento do pagamento, porém, convém ao condomínio aguardar um período antes de começar a cobrança. Esse prazo geralmente é de 30 dias, onde o condômino inadimplente pode quitar a dívida no banco com os devidos juros e multa inclusos.