O que fazer para evitar doencas ocupacionais relacionadas ao trabalho?

O que fazer para evitar doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho?

Por isso, separamos 10 práticas para ajudar a evitar os acidentes e doenças ocupacionais.

  1. Entenda a importância dos EPIs.
  2. Divulgue os riscos.
  3. Evite improvisos.
  4. Promova o diálogo.
  5. Capacite seus colaboradores.
  6. Entenda a importância de prevenir doenças ocupacionais.
  7. Dê importância aos exames periódicos.

O que é Doenças Ocupacionais e modo de prevenção?

As doenças ocupacionais são aquelas produzidas, adquiridas ou desencadeadas pelo exercício da atividade ou em função de condições especiais de trabalho. Atualmente, um profissional que desenvolve uma doença ocupacional possui, legalmente, os mesmos direitos que o envolvido em acidente de trabalho.

O que é que se entende por prevenção?

medida ou conjunto de medidas adotadas com antecedência para impedir o surgimento ou minorar os efeitos de algo nefasto ou que se receia; o que se faz para evitar perigo, dano, prejuízo, etc.

Como evitar esses acontecimentos no trabalho?

Esses acontecimentos podem resultar em lesões sérias, ferimentos e até mortes. Além de prejudicar os funcionários, as empresas são impactadas com taxas de indenizações e/ou afastamento dos colaboradores. Por isso, a melhor forma de evitar todo esse doloroso processo é investindo em segurança no trabalho.

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Como prevenir acidentes de trabalho?

A prevenção é a melhor forma de proteger seus colaboradores. Por isso, é importante informá-los constantemente sobre possíveis riscos no ambiente laboral, bem como apresentar sugestões práticas de como prevenir acidentes de trabalho. Porém, mesmo com todos os cuidados, incidentes podem ocorrer.

Qual o papel das empresas na saúde e segurança do trabalho?

Qual o papel das empresas na saúde e na segurança do trabalho? Investir em saúde e segurança do trabalho é o primeiro passo para uma prevenção de acidentes efetiva. Isso porque, os recursos para evitar os imprevistos têm custos e consequências muito menores do que lidar com tragédias.

Por que os trabalhadores não devem executar atividades que envolvem riscos?

Trabalhadores não devem executar atividades para as quais não são treinados, especialmente, as que envolvem riscos. Aliás, muitas delas requerem treinamentos e cursos mais profundos, justamente o que qualifica colaboradores para executá-las. Em nenhuma ocasião essa prática deve ser feita.