O que fazer em caso de gravidez na adolescencia?

O que fazer em caso de gravidez na adolescência?

Confira a seguir algumas dicas de especialistas que podem ajudar nesse momento.

  1. Processe a notícia. Antes de lidar com as outras pessoas, é preciso lidar com os próprios sentimentos.
  2. Compartilhe a notícia com pessoas de confiança.
  3. Conte a seus pais.
  4. Encontre um mediador.
  5. Procure apoio profissional.

Porque é tão difícil ser adolescente e estar grávida?

Causas da gravidez precoce Desinformação sobre gravidez e métodos contraceptivos; Baixo nível financeiro e social; Famílias com outros casos de gravidez precoce; Conflitos e mau ambiente familiar.

Como falar da gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência é considerada a que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apontada como uma gestação de alto risco decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém nascido, a gravidez nesta faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos.

LEIA TAMBÉM:   O que vem a ser desenvolvimento econômico?

O que falar sobre a gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública devido aos riscos à saúde da mãe e do bebê, tais como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto e outros, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

Quais os aspectos positivos e negativos de uma gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho. A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares.

Como fazer para dar um bebê para adoção?

Como funciona o processo? A gestante ou mãe pode manifestar o interesse de entregar seu filho para adoção antes ou logo após o nascimento em postos de saúde, hospitais, conselhos tutelares ou qualquer órgão da rede de proteção à infância.

Como entregar um bebê para adoção?

Direito à entrega O hospital onde ela ganha o bebê recebe um documento com essa informação. Depois do parto, assim que tiver condições de saúde, a mulher passa por uma audiência para confirmar ou não o desejo de entregar o recém-nascido. A mulher tem assistência jurídica da Defensoria Pública em todo o processo.

LEIA TAMBÉM:   Em que circunstancias a flora normal pode se tornar um risco ao organismo?

Porque falar sobre gravidez na adolescência?

Falta de um projeto de vida e expectativas de futuro, educação, pobreza, famílias disfuncionais, abuso de álcool e outras drogas, além de situações de violência e a ausência de proteção efetiva às crianças e aos adolescentes, uso inadequado de métodos contraceptivos.

Por que escolher esse tema gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência ocorre com maior frequência em pessoas com baixa escolaridade e está relacionada, muitas vez, com o mau uso dos métodos contraceptivos. A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas.

O que a sociedade pensa sobre a gravidez na adolescência?

A ocorrência de gravidez na adolescência é um fato rotineiro e comum nessa classe social. As colegas das jovens entrevistadas, suas irmãs e, em alguns casos, a própria mãe são ou foram mães adolescentes. Constata-se uma valorização da maternidade, onde ser mãe equivale a assumir um novo status social, o de ser mulher.