O que faz uma politica fiscal expansionista?

O que faz uma política fiscal expansionista?

Política fiscal expansionista: É a tomada de medidas econômicas que objetiva gerar um aumento da despesa pública ou redução de impostos. Política fiscal contracionista:É a tomada de decisões que visa uma redução de gastos governamentais público ou aumento os impostos, ou ainda uma combinação de ambos.

Como uma política fiscal pode favorecer o emprego?

Em relação ao PIB, a redução dos impostos estimula a atividade econômica em um primeiro momento, uma vez que, com o aumento da renda disponível, a procura das famílias por bens e serviços tende a crescer; estimula também investimentos e contratações nas empresas.

Qual a função da política fiscal?

Política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos. A função estabilizadora consiste na promoção do crescimento econômico sustentado, com baixo desemprego e estabilidade de preços.

Como a política fiscal pode conter uma inflação?

Por outro lado, a política fiscal também pode ser utilizada para conter um cenário de inflação. Quando a economia de um país cresce de forma abrupta, é comum que exista também um processo de inflação. Por exemplo, entre 2007 e 2008, o PIB do Brasil cresceu 6,10\% e 5,10\%, respectivamente. Enquanto a inflação foi de 4,46\% e 5,90\%.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o significado da cor dourada?

Por que a política fiscal está relacionada com a política monetária?

Primeiramente, é preciso mencionar que a política fiscal está diretamente relacionada com a política monetária. A política monetária diz respeito à gestão da quantidade de moeda disponível na economia. Ou seja, há uma gerência do crédito disponível em um país, através de alteração nas taxas de juros.

Qual o impacto da política fiscal nos investimentos?

Qual é o impacto da política fiscal nos investimentos? A política fiscal pode impactar o resultado de investimentos realizados. Em uma política expansionista, por exemplo, é intuitivo pensar que a demanda agregada da economia aumentará. Afinal, o Governo está gastando mais e inserindo mais moeda na economia.

https://www.youtube.com/watch?v=hO7w_84ztqU