O que faz a xilazina?

O que faz a xilazina?

A xilazina é uma droga pré-anestésica alfa-2-agonista, usada freqüentemente na medicina veterinária, com efeito similar quando administrada por via endovenosa ou intramuscular. Induz rapidamente a sedação, analgesia e apresenta como efeitos nocivos a hipotensão e a bradicardia.

Para que serve o Rompun?

Rompun 20 mg/ml solução injetável para bovinos, cavalos, cães e gatos. Rompun 20 mg/ml solução injetável para bovinos, cavalos, cães e gatos. Sedativo com algumas propriedades analgésicas e relaxantes musculares para bovinos, cavalos, cães e gatos.

Como age a xilazina?

É um agonista de receptores α2 adrenérgicos localizados pré-sinapticamente, os quais, quando estimulados, impedem a liberação de noradrenalina através da inibição do influxo de íons cálcio na membrana neuronal. A estimulação destes receptores no SNC promove efeito hipotensor e tranquilizante.

Quanto tempo dura xilazina?

A via de administração mais comum é a injeção. O medicamento é usado como anestésico veterinário e a dose recomendada varia entre as espécies. A ação da xilazina pode ser observada geralmente 15 a 30 minutos após a administração e o efeito sedativo pode continuar por 1 a 2 horas e durar até 4 horas.

LEIA TAMBÉM:   O que mais mata tartarugas marinhas?

Quais fármacos podem reverter os efeitos da xilazina?

O atipamezole é um dos antagonistas de adrenoreceptor alfa altamente seletivo para reverter os efeitos depressores cardiovasculares e sedativos da xilazina, medetomidina e dexmedetomidina (CHEVALLIER et al., 2004; GRANHOLM et al., 2007; KILIÇ et al., 2004).

Qual fármaco tem efeito antagonizar os efeitos da xilazina?

2.5 Antagonistas dos receptores α-2 Nesses animais, a ioimbina tem sido utilizada em intoxicações causadas por xilazina, detomidina, romifidina e amitraz, revertendo de forma parcial ou total a ação desses fármacos, antagonizando seus efeitos sedativos e outros efeitos indesejáveis (ANDRADE, 2004).

Como aplicar Xilazin em cachorro?

CANINOS E FELINOS: A via de administração pode ser intramuscular e endovenosa,na dosagem de 1 a 4 mg/kg, para executar suturas, extrações dentárias, limpeza de tártaros, retirada de pontos, coleta de sangue e urina, exames radiológicos, raspados de pele, limpeza de feridas cirúrgicas, limpeza de ouvidos e outras …

Quais os efeitos da cetamina?

A cetamina aumenta o metabolismo e o fluxo sangüíneo cerebrais e a pressão intracraniana. Produz efeitos psicológicos indesejáveis, principalmente no período pós-operatório, denominados de reações emergenciais.