O que faz a pleura?

A pleura é uma pequena camada de tecido fino que reveste os pulmões (pleura visceral) e a parede interna do tórax (pleura parietal). Dentre as causas mais comuns de derrame pleural estão a tuberculose, o câncer e a pneumonia.

Qual é a função da membrana pleural?

A camada da membrana que reveste os pulmões fica em contato direto com a camada que reveste a parede torácica. Entre as duas camadas finas e flexíveis há uma pequena quantidade de líquido (líquido pleural) que as lubrifica e permite um deslizamento suave de uma sobre a outra a cada movimento respiratório.

Qual a importância das pleuras na função pulmonar?

A pleura é a membrana serosa que reveste a parede interna do tórax e envolve os pulmões, protegendo do atrito contra a parede torácica. Formada por duas camadas, a visceral e a parietal, separadas por um fluido seroso que desempenha o papel de lubrificante.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os conselhos comunitarios de seguranca?

Quais são os dois tipos de pleura?

Existem dois tipos de pleura, a visceral, que reveste os pulmões, e a parietal, em contato direto com a caixa torácica.

O que causa lesão na pleura?

As principais causas do derrame pleural decorrem de inflamações dos tecidos do pulmão e da pleura. Algumas dessas condições são pneumonia, tuberculose, câncer no pulmão, embolia pulmonar, artrite reumatóide e lúpus.

O que é lesão na pleura?

O derrame pleural, ou água na pleura, é caracterizado pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço entre a pleura visceral e a pleura parietal. De acordo com a composição química, ele pode ser classificado em: Transudato ou aquoso, quando não há lesão no espaço pleural nem sinal de células inflamatórias.

Qual é a membrana que reveste o pulmão?

A pleura é uma membrana fina que reveste os pulmões e a caixa torácica, com o objetivo de manter esse órgão sempre bem lubrificado, ajudando nos movimentos relacionados à respiração. Quando a pleura fica inflamada, o paciente recebe o diagnóstico de pleurisia, que também pode ser chamada de pleurite.

LEIA TAMBÉM:   O que e sigla do mapa?

Qual a diferença entre a pleura visceral e parietal?

Pode ser dividida em pleura visceral, a qual recobre os pulmões e todas as fissuras, e pleura parietal, que recobre a caixa torácica, o diafragma e as cavidades mediastinais.

Qual a pleura que está em contato direto com o pulmão?

A pleura é a serosa que envolve o pulmão e é constituída por dois folhetos, o parietal e o visceral, que são contínuos na região do hilo do pulmão. Ambos são formados por mesotélio e uma fina camada de tecido conjuntivo, que contém fibras colágenas e elásticas.

Como podemos dividir a pleura de fora para dentro?

Existem duas cavidades pleurais, uma para cada pulmão. A primeira camada é a camada visceral, que reveste o tecido pulmonar e suas fissuras. A segunda é a camada parietal, que reveste a parede torácica ao se prender no aspecto interno do tórax.

Quantas pleuras temos?

O que é pleura e como pode ser dividida?