O que falar para uma pessoa com cancer?

O que falar para uma pessoa com câncer?

O que fazer e como apoiar uma pessoa diagnosticada com câncer

  1. 1 – Pergunte como ela se sente (e se quer falar sobre o assunto)
  2. 2 – Pergunte se pode fazer algo para ajudar.
  3. 3 – Demonstre que ela pode contar com você
  4. 4 – Passe seu tempo com a pessoa.
  5. 5 – Evite a sobrecarga de informações.
  6. 6 – Não dê conselhos, dê motivação.

O que uma pessoa com câncer têm direito?

O paciente com câncer possui direitos especiais na legislação, como auxílio doença, tratamento fora de domicílio, saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Veja as dúvidas mais frequentes sobre os direitos sociais do paciente com câncer.

Porque o paciente com câncer incha?

Esse inchaço pode aparecer nas pernas, braços, mãos, face, cavidade abdominal e ao redor dos pulmões. Isso pode ser provocado pela progressão do câncer, por alguns quimioterápicos, por outros medicamentos, pelo baixo nível de proteína no sangue, por doenças hepáticas, renais e cardíacas, e pela inatividade.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os tipos de arabes?

Quem tem câncer tem direito a algum benefício?

Auxílio-doença é um benefício mensal a que tem direito o segurado quando este fica temporariamente incapaz para o trabalho em virtude de doença por mais de 15 dias consecutivos. O portador de câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurado.

Quem tem câncer tem direito a desconto na conta de luz?

Tarifa social de energia elétrica Como parte integrante dos Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), a família que necessita usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia elétrica, para tratamento de saúde de algum membro, pode solicitar o desconto da conta de energia elétrica.

O que dizer a uma pessoa em fase terminal?

Seja sincero e diga que não sabe o que dizer, mas que a pessoa pode contar com você. Diga que sente muito pelo que ela está passando. Ofereça-se para ouvi-la. Coloque-se à disposição para ajudá-la no que for preciso.