O que esta colocando a vida dos micos-leões-dourados em risco causando sua extincao?

O que está colocando a vida dos micos-leões-dourados em risco causando sua extinção?

A devastação da Mata Atlântica quase exterminou toda a população de micos-leões-dourados. Originalmente, a espécie era encontrada em todo o litoral fluminense, chegando até o Espírito Santo.

Por que o mico-leão-dourado é tão cassado?

Espécie Ameaçada de Extinção As atividades agropecuárias e extrativistas, juntamente com a ocupação e crescimento desordenado das zonas costeiras da Mata Atlântica quase exterminaram esse mamífero de pelagem dourada. Além disso, o tráfico de animais também é considerado um dos fatores que contribuem com esta situação.

Qual é a cobertura do corpo do mico-leão-dourado?

O corpo apresenta uma pelagem que varia do dourado ao alaranjado. Os pelos ao redor da cabeça e pescoço são mais longos, formando uma juba. Apenas a fêmea dominante do grupo se reproduz e os demais integrantes auxiliam nos cuidados com os filhotes.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um vigilante da Imbel?

Qual é o plural de mico-leão-dourado?

micos-leões-dourados e ararinhas-azuis.

Qual é o ambiente que o mico-leão-dourado vive?

O mico-leão-dourado é endêmico da Mata Atlântica de baixada costeira do Estado do Rio de Janeiro, ocorrendo em até 500 metros de altitude. Os micos-leões usam tanto as florestas de vegetação preservada, ou primária, quanto as secundárias, onde já houve exploração ou corte seletivo de árvores.

Que ação será desenvolvida para evitar a extinção do mico-leão-dourado?

O trabalho para evitar a extinção desse simpático primata foi uma das primeiras ações da rede WWF no Brasil. Um deles é uma parceria entre o WWF-Brasil e a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) retomada em 2012.

O que é um mico-leão-dourado?

O mico-leão-dourado (nome científico: Leontopithecus rosalia) é um primata endêmico do Brasil, da família Callitrichidae e gênero Leontopithecus. Ocorre exclusivamente na Mata Atlântica brasileira, no estado do Rio de Janeiro, mas alguns autores já consideraram sua ocorrência no sul do Espírito Santo.