O que eram os espartanos os periecos e os hilotas?

O que eram os espartanos os periecos e os hilotas?

Seus habitantes eram classificados como esparciatas (cidadãos espartanos, que gozavam de plenos direitos), periecos (libertos) e hilotas (servos estatais, população local não espartana escravizada).

Quem eram os cidadãos espartanos?

Esparta era uma pólis aristocrática, e somente os esparciatas eram considerados cidadãos.

Qual a política de Esparta?

Oligarquia
AristocraciaMonarquiaRepúblicaDiarquia
Esparta/Governo

Quem eram os esparciatas E o que faziam?

Esparciatas ou Homoios constituíam uma das divisões da sociedade espartana. Eram os cidadãos espartanos que permaneciam à disposição do exército ou dos negócios públicos. Os homens esparciatas eram mandados ao exército aos sete anos de idade, onde recebiam educação e aprendiam as artes da guerra e desporto.

O que são os hilotas?

Escravo de Esparta que trabalhava na agricultura.

LEIA TAMBÉM:   Qual a melhor Faculdade de Biologia Marinha do Brasil?

Quais os povos que constituíam o grupo dos hilotas?

Os hilotas (em grego Εἱλῶται, “Heílotai” ou “Heílotes”) eram os servos da Grécia. Diferentemente dos escravos, os hilotas eram propriedade do Estado, que administrava a produção econômica. Durante a Cripteia um grupo de jovens espartanos era designado para assassinar líderes em potencial entre os hilotas.

Quem era considerado cidadão em Atenas e espartanos?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Como era a política em Esparta pode ser definido de que maneira a política espartana?

Esparta era governada por uma diarquia, isto é, um governo que possuía dois reis, sendo eles herdeiros de famílias que exerciam essa função, segundo o mito de origem grego, desde que os descendentes de Herácles retornaram para a Lacônia e estabeleceram-se na região, junto aos dórios.

Quais eram as duas instituições políticas fundamentais em Esparta?

Na questão política, Esparta dividia o poder entre dois reis (Diarquia), um militar e outro religioso, que governavam respeitando as decisões da Gerúsia, conselho composto por 28 anciãos com mais de 60 anos, e a Apela que era o conselho formado por espartanos acima de 30 anos.

LEIA TAMBÉM:   Qual a personagem feminina mais forte?

O que são os esparciatas?

Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.

Como funcionava a Ápela?

A Ápela , era uma assembléia formada por, cidadãos espartanos,com mais de trinta anos, que elegia os membros da Gerúsia que, aprovavam ou rejeitavam, as leis encaminhadas por eles. Geralmente, a Apela deliberava sobre a guerra e a paz. A Apela também era responsável por eleger os membros da Gerúsia.