O que era o servidao?

O que era o servidão?

A servidão predominante na sociedade feudal era baseada nas relações entre camponeses (servos) e os proprietários de terras (senhor feudal). As principais características da servidão eram: os servos não podiam deixar o manso servil sem autorização do senhor (sem liberdade) e eram cobrados impostos dos servos.

Quais eram os servos?

Os servos eram trabalhadores das grandes terras comandadas pelos ‘senhores’ e viviam nas redondezas da propriedade. Estavam vinculados à terra pelo trabalho e não tinham direito de salário ou benefícios; trabalhavam para morar no local e recebiam os suprimentos necessários para se alimentarem e sobreviverem.

O que era o manso servil?

Na economia feudal, MANSO SERVIL era a faixa de terra dividida em lotes para o cultivo por parte dos camponeses, sendo que parte da produção, chamada de talha, era entregue ao senhor feudal.

Qual é a origem da servidão?

A origem dessas relações está na servidão, que começou como uma medida de emergência. A situação foi causada pela instabilidade do Império Romano, quando pequenos proprietários venderam suas terras para quem tinha mais recursos e se tornaram servos, a mais baixa camada social.

LEIA TAMBÉM:   Pode envelopar carro com ferrugem?

Quem eram os servos resposta?

Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. Na condição de servos, esta classe de camponeses devia realizar todo o trabalho agrícola responsável pelo sustento de todas as ordens feudais.

Quem eram os vilões no feudalismo E o que faziam?

Os vilões era uma classe de homens livres que não tinham a obrigação de estarem presos ao trabalho nas terras. Em geral, prestavam pequenos serviços para o senhor feudal e poderiam se mudar para outro feudo a hora que bem entendessem.

Quais são as principais características do feudalismo?

Resumindo, as principais características do feudalismo foram: Sociedade dividida em três grupos diferentes: clero, nobres e servos. Havia relações de suserania: O Suserano doava o feudo para um vassalo e recebia favores militares. O Rei era superior a todos na sua região.

Qual a diferença entre mansos e domínios senhoriais *?

As terras férteis se dividiam entre o manso senhorial – domínio ou reserva dos senhores feudais, o manso servil, terras arrendadas para a produção agrícola dos camponeses e o manso comum, terras para todos os moradores dos feudos. No manso comum ou terras comunais, a posse era coletiva das terras, bosques e pastagens.

LEIA TAMBÉM:   O que e o pensamento conceitual?

O que era feito dentro do Manso comunal?

Na maioria das vezes, o manso comunal correspondia aos bosques e pastos onde poderia ser feita a criação de animais, o recolhimento de alimentos silvestres, a caça e a obtenção de lenha.