O que era a musica profana no Renascimento?

O que era a música profana no Renascimento?

Música profana ou música secular é, em oposição à música cristã (ou ainda à música sacra), a música destituída da temática religiosa.

Quais as características da música no barroco?

A música barroca se iniciou no final do século XVI e durou até a metade do século XVIII. Este período possui um número variado de características de estilo, como o uso do baixo contínuo e a ênfase nos contrastes de textura, andamento e volume sonoro.

O que foi a música no Renascimento cite instrumentos e características das músicas desse período?

Em muitos lares, além de flautas, alaúdes e violas, havia também um instrumento de teclado, que podia ser um pequeno órgão, virginal ou clavicórdio. A maioria dos compositores ingleses escreveu peças para o virginal. No Renascimento surgiram os primeiros álbuns de música, só para instrumentos de teclados.

LEIA TAMBÉM:   Como se chama uma pessoa que gosta de ficar sozinho?

O que foi o Renascimento resposta?

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

Quais eram as características da música renascentista?

Música baseada em modos. Textura mais rica, com quatro ou mais partes melódicas independentes sendo executadas simultaneamente. Essas linhas melódicas entrelaçadas, um estilo chamado polifonia, é uma das características que definem a música renascentista.

São exemplos de música vocal profana renascentista?

Junto com a música sacra renascentista, as canções profanas cresceram, com variados estilos e expressando todo tipo de emoções e estados de espírito. Dentre as muitas modalidades de canções, incluem-se a FRÓTOLA e o MADRIGAL italianos, o LIED alemão, o VILLANCICO espanhol e a CANÇÃO francesa. 1.

Qual é o estilo da música barroca?

Música clássica
Classical music and folk music
Música barroca/Gênero Musical

Quais os instrumentos principais da música renascentista?

alaúde
O alaúde, que já era largamente utilizado na música medieval, teve, no período renascentista, parte de seu braço, onde ficam presas as cordas, entortado para trás e as cordas passaram a ser duplas, ou seja, afinadas aos pares em uma mesma nota. Ainda da família dos alaúdes, temos a teorba ou tiorba.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um residente de Odontologia?

O que significa a música sacra?

A música sacra pode ser compreendida em sentido mais limitado, denotando a música de natureza erudita inerente à tradição judaico-cristã. Ou ser percebida em seu significado mais amplo, referindo-se a toda música executada nas cerimônias de toda e qualquer religião.