O que Emilia Ferreiro diz sobre alfabetizacao e letramento?

O que Emília Ferreiro diz sobre alfabetização e letramento?

Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”.

O que é o processo de letramento?

O letramento é um processo mais amplo, possibilita o desenvolvimento de habilidades, comportamentos e práticas de uso do sistema convencional da escrita na produção e compreensão de textos inseridos nas práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita.

Porque alfabetização e letramento não devem ser separados?

Não podemos separar os dois processos, pois a princípio o estudo do aluno no universo da escrita se dá concomitantemente por meio desses dois processos: a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita , o letramento.

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Como trabalhar o livro ler e escrever?

5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica

  1. 1 – Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis.
  2. 2 – Conversa sobre histórias.
  3. 3 – Mundo das palavras.
  4. 4 – Histórias com bonecos de pano.
  5. 5 – Leituras divertidas.

Qual é a teoria de Emilia Ferreiro?

Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.

Quais as principais contribuições da teoria de Emilia Ferreiro para o processo de alfabetização e letramento?

Os estudos de Ferreiro levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o próprio conhecimento – daí a palavra construtivismo. Cabe salientar que pesquisas como estas ampliam o conhecimento e as práticas de pedagogos que tentam compreender e melhorar o processo de alfabetização.

Qual a importância do processo de letramento?

O letramento surgiu como objetivo de completar a alfabetização no contexto social, desenvolvendo habilidades nos alunos de forma que eles consigam interagir com segurança de se, no seu meio social, trazendo para os alunos os usos sociais da leitura e escrita.

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Qual a relação existente entre alfabetização e letramento?

Alfabetização é um processo de aprendizagem no qual o indivíduo desenvolve a competência de ler e escrever, enquanto que o letramento se ocupa da função social dessa leitura e dessa escrita. São processos complexos mas que devem caminhar juntos e, talvez esse seja o maior desafio de professores alfabetizadores.

Qual o objetivo de ler e escrever?

Mais do que um programa de formação, o Ler e Escrever é um conjunto de linhas de ação articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, constituindo-se dessa forma como uma política pública para o Ciclo I, que busca promover a melhoria do ensino em …

Como trabalhar a leitura nas séries iniciais?

Então, confira 4 estratégias eficientes para você trabalhar a compreensão da leitura na sala de aula!

  1. Trabalhe a leitura colaborativa.
  2. Construa perguntas.
  3. Faça leitura protocolada.
  4. Desenvolva a compreensão da leitura por meio de ferramentas digitais.