O que e variedade linguistica e quais sao elas?

O que é variedade linguística e quais são elas?

Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. A variação e a mudança podem ocorrer em algum ou em vários dos subsistemas constitutivos de uma língua (fonético, morfológico, fonológico, sintático, léxico e semântico).

O que é variação exemplos?

São aquelas variações que ocorrem em virtude da convivência entre os grupos sociais. Como exemplo podemos citar a linguagem dos advogados, dos surfistas, da classe médica, entre outras.

O que é a Teoria da variação?

A Sociolinguística variacionista, também chamada de Teoria da Variação e Mudança ou ainda de Sociolinguística Quantitativa ou Laboviana, consiste em uma área de estudos proposta pelo linguista estadunidense William Labov com o intenção de explicar a variação simultânea sistemática da língua em sociedade.

Porque a língua sofre variações?

As variações linguísticas acontecem porque vivemos em uma sociedade complexa, na qual estão inseridos diferentes grupos sociais. Alguns desses grupos tiveram acesso à educação formal, enquanto outros não tiveram muito contato com a norma culta da língua.

LEIA TAMBÉM:   Como e gerado o bicho do cocô?

Quais são os 4 tipos de variação linguística?

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas). Para aqueles que se preparam para o Enem, trata-se de um dos assuntos com maior incidência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O que é uma variação linguística?

A variação linguística é uma característica inerente a todas as línguas naturais. Ela representa reflexos das diferenças socioculturais e contextuais durante a produção de fala por parte de um indivíduo, que vem carregada de influências da comunidade linguística em que ele está inserido e de suas intenções pessoais.

O que é variação Diamesica exemplos?

A variação diamésica é a que acontece entre a fala e a escrita ou entre os gêneros textuais, ou seja, suportes de transmissão de uma dada informação que contenham características quase regulares, por exemplo, o whatsapp e a bula de remédio.

O que é variação Diatópica exemplos?

Esse tipo de variação acontece porque cada região tem culturas e tradições próprias, os seus modos de falar, etc., que influenciam diretamente os seus falantes. Como por exemplo, “macaxeira”, “mandioca” e “aipim”, que servem para referir e/ou especificar uma mesma planta em algumas regiões do Brasil.

LEIA TAMBÉM:   Quantas horas um policial militar trabalha por dia?

O que a variação linguística defende?

Nesse sentido, a Teoria da Variação considera a língua em seu contexto sócio-cultural, uma vez que parte da explicação para a heterogeneidade que emerge nos usos linguísticos concretos pode ser encontrada em fatores externos ao sistema linguístico e não só nos fatores internos à língua.

É importante compreender as variações linguísticas para melhor usar a língua em diferentes?

– É importante compreender as variações linguísticas para melhor usar a língua em diferentes situações. Utilizar a língua como meio de expressão, informação e comunicação requer, também, o domínio dos diferentes contextos de aplicação da língua. – O idioma pode ser um instrumento de dominação e discriminação social.