O que e valor presente liquido e Taxa Interna de Retorno?

O que é valor presente líquido e Taxa Interna de Retorno?

O que é a Taxa Interna de Retorno (TIR)? Taxa Interna de Retorno (TIR) é uma taxa de desconto hipotética, calculada a partir de uma projeção de fluxo de caixa (previsão de receitas geradas por um investimento ao longo de determinado período) quando consideramos que seu Valor Presente Líquido (VPL) é igual a zero.

Como achar a Taxa Interna de Retorno?

Os passos para o cálculo são:

  1. Digitar o investimento inicial → CHS → g → CFo;
  2. Digitar cada valor do fluxo de caixa → g → CFj;
  3. Se algum fluxo de caixa se repete, basta selecionar a quantidade dessa repetição → g → Nj;
  4. Ao final descobrimos o valor da TIR pressionando f → IRR.

O que significa VPL e TIR e para que servem?

VPL e TIR. O Valor Presente Líquido e a Taxa Interna de Retorno permitem analisar a viabilidade financeira de projetos ou novos negócios, a partir das estimativas dos investimentos iniciais e retornos futuros (fluxos de caixa). Taxa Interna de Retorno também é conhecida pelas siglas TIR ou IRR (Internal Rate of Return)

LEIA TAMBÉM:   O que e uma audiencia de instrucao?

Como calcular valor presente líquido VPL e a taxa interna de retorno TIR?

A fórmula é mais simples, pois basta selecionar todo o fluxo de caixa na fórmula, fazendo: =TIR(B4:B11) para o primeiro projeto e =TIR(C4:C11) no segundo. Analisando a TIR em conjunto vemos facilmente o porque de o Projeto 2 ter um VPL negativo, já que a Taxa Mínima de Atratividade de 2\% é superior aos 1,534\% da TIR.

Qual é o Valor Presente Líquido?

O Valor Presente Líquido e a Taxa Interna de Retorno permitem analisar a viabilidade financeira de projetos ou novos negócios, a partir das estimativas dos investimentos iniciais e retornos futuros (fluxos de caixa). Outras denominações: Valor Presente Líquido também é conhecido como Valor Atual Líquido, siglas VPL, VAL ou NPV (Net Present Value)

Por que vale a pena usar o Valor Presente Líquido?

Para quem quer investir, vale a pena usar o valor presente líquido? Ter a possibilidade de verificar se um projeto de investimento vale a pena, ou seja, se irá aumentar os lucros do investidor é a maior vantagem de se utilizar o método do VPL.

LEIA TAMBÉM:   Quem cuida das leis trabalhistas?

Qual a importância do Valor Presente Líquido no mercado de ações?

Em outras palavras, o valor presente líquido permite uma estimativa do lucro sobre um investimento, evitando prejuízos ao investidor. Algumas pessoas não o consideram uma ferramenta fundamentalista, mas não se pode negar sua importância no mercado de ações.

Como calcular o valor presente de um investimento?

O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.