O que e uma reclamacao trabalhista e onde podemos fazer essa reclamacao?

O que é uma reclamação trabalhista e onde podemos fazer essa reclamação?

A reclamação trabalhista é devida nos casos em que o empregado tenha os seus direitos lesados ou não cumpridos. Essa peça processual dá impulso ao processo trabalhista e formaliza a demanda na Justiça do Trabalho, ensejando o direito de apresentação de contestação pela parte ré.

Como reclamar direito trabalhista?

Uma reclamação trabalhista pode ser feita por dois caminhos perante a Justiça do Trabalho. O primeiro é apresentar por escrito, utilizando-se de um advogado ou pelo Sindicato da categoria. O segundo caminho é apresentar uma reclamação verbal, diretamente no setor de reclamações da Vara do Trabalho.

Quando cabe reclamação trabalhista?

Quando um empregado está insatisfeito, pois entende que a empresa está descumprindo alguma obrigação trabalhista, e não consegue resolver amigavelmente, ele pode ingressar com uma Reclamação Trabalhista na Justiça do Trabalho para cobrar o que entende devido.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as melhores opcões de cartões de credito para estudante?

Quais são os documentos indispensáveis à propositura da ação trabalhista?

Será preciso que o reclamante apresente com a ação seus documentos de RG e CPF. Além disso, também a carteira de trabalho deverá acompanhar a petição inicial da reclamação. Se o autor pretender ser representado por advogado, ainda deverá ser apresentada a respectiva procuração assinada por ele.

Como fazer uma reclamação trabalhista online?

O trabalhador precisa acessar o Canal Digital de Denúncias Trabalhistas no Portal Gov.br. Para isso, precisa cadastrar o CPF e uma senha na área de acesso. O canal pode ser usado para denúncias, reclamações e registro de irregularidades trabalhistas.

Quais são os tipos de ação trabalhista?

Quais são os tipos de ações trabalhistas mais comuns nas empresas?

  1. Reconhecimento do vínculo trabalhista.
  2. Pagamento de horas extraordinárias.
  3. Recolhimento do FGTS.
  4. Intervalo intrajornada.
  5. Assédio moral.
  6. Verbas atrasadas.
  7. Acidente em serviço.