O que é uma política documento?
O que é Política? A política também pode ser compreendida como sendo um documento que estabelece as diretrizes que se aplica numa organização que ajudam a direcioná-la para seus objetivos. Diretrizes são orientações que definem e regulam um caminho a seguir para se estabelecer um plano, uma ação etc.
Qual a diferença entre política e processo?
A política descreve a visão e as diretrizes a serem seguidas para atingir o objetivo estabelecido pela organização; Os procedimentos descrevem a forma como se deve executar as atividades necessárias para se atingir o objetivo proposto pela organização.
Como definir a política da empresa?
Veja a seguir os passos necessários para implementar as políticas na sua empresa:
- Valide missão, visão e valores da empresa.
- Traçe os objetivos da organização.
- Liste procedimentos e processos.
- Estruture as políticas corporativas.
- Comunique as políticas à sua equipe.
- Estabeleça papéis e responsabilidades.
O que deve conter em uma política?
4.1 Para cumprir suas finalidades, uma Política deve delimitar claramente seu escopo e conter os seguintes elementos: I – Objetivo; II – Princípios; III – Diretrizes; IV – Indicadores de efetividade; e V – Responsabilidades.
Quem faz a política da empresa?
A equipe central ou comitê tem autoridade para fazer a aprovação final. Essa abordagem tem a vantagem de evitar políticas duplicadas ou conflitantes, e garante que os valores e a cultura da empresa sejam representados como um todo. Em qualquer uma das duas abordagens, deve haver um líder no processo.
Como criar a política de qualidade de uma empresa?
Como criar a política da qualidade?
- Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;
- Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;
- Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis;