O que e uma peticao inicial?

O que é uma petição inicial?

A petição inicial, como o nome já diz, é primeiro ato para a formação do processo judicial. Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito.

Como se dá o início de uma demanda judicial?

O primeiro passo de todo processo é a petição inicial. Nesse documento, o autor — ou seja, quem ajuizou a ação — irá expor os fatos que o levaram a entrar com a ação, bem como quais dos seus direitos foram violados.

Onde iniciar um processo?

Para iniciar um processo, é preciso protocolar a petição inicial pela internet através do ajuizamento eletrônico.

O que o juiz faz ao receber a petição inicial?

Ao receber a petição inicial, o juiz irá examinar se ela atende a todos os requisitos da lei. Se faltar qualquer um deles ou se a petição estiver insuficientemente instruída, o juiz apontará a falta e dará o prazo de 10 dias para que o autor a emende ou a complete (art. 321/CPC).

LEIA TAMBÉM:   Quais paises colonizaram a Australia?

Quais são os três principais requisitos da petição inicial?

São os principais requisitos da petição inicial: indicar o juízo a que é dirigida; os nomes, prenomes e demais informações do autor e do réu; e o fato e fundamentos jurídicos do pedido.

Como é que se faz uma petição inicial?

Como fazer uma petição inicial em 6 passos?

  1. Identificar o problema do cliente.
  2. Procurar uma solução legal.
  3. Descrever os fatos.
  4. Organizar o embasamento jurídico.
  5. Fazer os pedidos na ordem correta.
  6. Juntar os documentos necessários.

O que é formação de um processo?

O processo se forma com a propositura da ação, ou seja, com a distribuição da ação no que tange ao autor. A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual.