O que e uma notificacao fiscal?

O que é uma notificação fiscal?

O termo significa cobrança ou aplicação de um tributo ou multa decorrente de alguma questão tributária. Sendo assim, a notificação de lançamento é emitida sempre que é detectada uma infração à legislação tributária.

O que é o lançamento fiscal?

O lançamento tributário está previsto no artigo 142 do CTN e é definido como um procedimento que declara formalmente a ocorrência do fato gerador, definindo os elementos materiais da obrigação tributária, apurando o valor devido e identificando o sujeito passivo, para que assim, possa ocorrer a cobrança do tributo ou …

Como faz a Auditoria Fiscal?

A auditoria fiscal faz uma verificação dos documentos e declarações relacionadas ao SPED Fiscal, impostos das 3 esferas e as guias de recolhimentos. O auditor faz o cruzamento de informações, por meio de um software qualificado, e identifica erros no pagamento de impostos, fraudes e sonegações.

Qual a diferença entre a fiscalização e a Auditoria Fiscal?

A grande diferença está em relação aos profissionais que desempenham a fiscalização por parte do governo. No caso da auditoria fiscal, a fiscalização (não o processo de análise) é realizada por um servidor público da Secretaria da Receita Federal (no âmbito Federal) ou da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) na esfera Estadual.

LEIA TAMBÉM:   Porque nao consigo estender a tela do meu PC?

Por que a Auditoria Fiscal é compreensível?

Muitos empreendedores se amedrontam ao ouvir o termo auditoria fiscal. É compreensível, afinal a legislação brasileira é uma das mais complexas do mundo e possui três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal) para recolher tributos. Embora pareça assustador, a auditoria fiscal está longe de ser um bicho de sete cabeças.

Quem é o auditor de impostos?

O auditor é responsável por analisar se todos os impostos foram pagos em dia, se houve erros no cumprimento da legislação e quais são as possibilidades para corrigir as falhas. Ele também ajuda a identificar se existe alguma vantagem fiscal (de forma legal) que pode ser aproveitada pela organização.