O que e uma esponja do mar?

O que é uma esponja do mar?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Quais são as características das esponjas do mar?

Eles, geralmente, apresentam um corpo cilíndrico com uma cavidade central, denominada de espongiocele ou átrio, e uma abertura localizada no topo do animal, denominada de ósculo. A parede do corpo da esponja é formada por duas camadas de células que são separadas pelo mesoílo.

Qual é o reino da esponja do mar?

Os poríferos ou Porífera (do latim porus, poro + phoros, portador de poros) é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.

LEIA TAMBÉM:   O que e stay period?

Quais doenças os poríferos causam?

As novas espécies ainda estão sendo descritas, mas já empolgam bioquímicos gaúchos, que encontraram nas esponjas substâncias antioxidantes capazes de alterar a produção de radicais livres, moléculas que provocam o envelhecimento e que em descontrole podem causar doenças como câncer, diabetes, mal de Alzheimer e mal de …

Porque esponjas do mar são animais?

São animais que não apresentam órgãos ou tecidos verdadeiros, constituídos, basicamente, por uma massa celular embebida em uma substancia gelatinosa e enrijecida. Apresentam crescimento variado desde eretas bem simples a bastante ramificada, além de incrustadas nas rochas e perfuradoras de conchas.

Para que é usada a esponja do mar?

Por possuir capacidade filtradora, esses organismos são considerados como bioindicadores da qualidade da água, o que faz com que sejam usadas em trabalhos de monitoramento ambiental. Além disso, as esponjas marinhas são uma das maiores produtoras de compostos antibióticos, antitumorais e antivirais.

Como é a respiração da esponja?

Respiração e Alimentação Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.

LEIA TAMBÉM:   O que sao pedras frias?

O que é o Mesênquima em uma esponja do mar?

Entre o átrio e a epiderme, as esponjas possuem uma região gelatinosa denominada mesênquima, constituída por alguns tipos celulares responsáveis pela sustentação e formação de novas células. Estas, que auxiliam a sustentação do animal, são produzidas pelos escleroblastos, presentes no mesênquima.

Como é a respiração das esponjas?

Respiração e Alimentação Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.

Por que as esponjas são consideradas bioindicadores?

As esponjas (Porifera) e os mexilhões (Mollusca) por serem sésseis e filtradores são utilizados como bioindicadores de poluição. A experimentação com aquários permite a realização de ensaios controlados, acompanhamento da resposta a diversos poluentes, concentrações e tempo de exposição.