O que e uma duna de areia?

O que é uma duna de areia?

As dunas são morros formados por grãos de areia mantidos agrupados através da ação do vento ou da água. Elas possuem um lado maior que sofre erosão (barlavento) e um lado menor e mais íngreme (sotavento) onde ocorre a deposição do material erodido.

Quais são os tipos de duna?

São elas: dunas barcanas, parabólicas, estrela, transversais e longitudinais. Cada categoria revela aspectos acerca da velocidade e direção do vento na área de formação da duna, sobre a quantidade de areia disponível no local e sobre as características da superfície percorrida pelas partículas.

Como as dunas podem ser classificadas?

As dunas podem ainda ser classificadas em dois tipos de acordo com sua mobilidade em: dunas estáveis e estacionárias ou fixas. Estacionárias ou fixas: quando a vegetação, principalmente, ou outro fator impede que o vento transfira as dunas de lugar.

LEIA TAMBÉM:   Que tipo de grama se usa em campo de futebol?

Como se formam as dunas de areia?

Uma duna se forma quando a areia carregada pelo vento passa a se juntar em algum obstáculo na superfície — rochas ou elevações no solo, por exemplo. Conforme os ventos transportam mais grãos de areia, maior a duna se torna. No Deserto do Saara, por exemplo, algumas alcançam até 300 metros de altura.

Como identificar dunas?

As dunas morfologicamente constituem elevações de relevo em forma de morros isolados, mostrando taludes mais suaves a barlavento e taludes mais íngremes a sotavento.

Onde ocorrem as dunas?

Estas são algumas das dunas mais incríveis do Brasil, aproveite!

  1. Dunas da praia de Genipabu – Rio Grande do Norte.
  2. Dunas da praia de Joaquina – Santa Catarina.
  3. Dunas de Piaçabuçu – Alagoas.
  4. Dunas de Jalapão – Tocantins.
  5. Dunas de Trairi – Ceará
  6. Dunas da Praia do Siriú – Santa Catarina.
  7. Dunas de Mangue Seco – Bahia.

Qual o animal que vive nas dunas?

As dunas abrigam espécies exclusivas de animais, como o tuco-tuco, um tipo de roedor similar a um pequeno rato, que vive em galerias subterrâneas, cavando buracos e túneis embaixo da terra. O tuco-tuco se alimenta da vegetação que cobre as dunas, principalmente do capim-salgado.

LEIA TAMBÉM:   Como mandar a primeira mensagem para a mina?

Quais os dois tipos de dunas?

Duna Crescente: chamada também de duna barchan, são as mais comuns caracterizadas pelo formato de meia lua que possuem e também por serem mais largas. Duna Parabólica: tem formato em “u” e se diferem das dunas crescentes na medida em que nas dunas parabólicas a crista aponta para cima.

Por que as dunas se movem?

As dunas formam-se a partir do transporte de sedimentos pelos ventos e quando eles encontram algum obstáculo no solo ou no relevo. As dunas são formas de relevo que consistem na acumulação de areia, formando uma pequena ou grande elevação superficial.

Como se formaram as dunas da Joaquina?

Pelos estudos geológicos, as primeiras dunas na costa da Ilha surgiram entre 120 mil e 18 mil anos atrás, quando o mar chegou a mais de 100 metros abaixo do nível atual. Ocorreu, então, a acumulação da areia, com surgimento das superfícies sedimentares e base da formação atual.

O que é uma vegetação de dunas?

Nas dunas há uma vegetação nativa, composta principalmente por gramíneas e plantas rateiras que desempenham importante papel na formação e fixação das dunas. São plantas adaptadas às condições ambientais, com extremas quantidades de salinidade, e ao atrito dos grãos e movimentos de areia.

LEIA TAMBÉM:   Como fugir do Imposto sobre ganho de capital?

Qual praia fica as dunas?

Montanhas de areia fina formadas pela ação do vento, as dunas aparecem tanto em desertos quanto no litoral. No Brasil, as mais famosas são as dos Lençóis Maranhenses, a cerca de 250 quilômetros de São Luís, e de Jericoacoara, a 300 quilômetros de Fortaleza.