O que e uma doenca tropical?

O que é uma doença tropical?

Ouça este artigo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) define doenças tropicais como doenças negligenciadas, devido ao pouco investimento e avanços nessa área, que atingem mais de 1 bilhão de pessoas expostas em regiões tropicais, onde as condições socioeconômicas contribuem para a proliferação dessas enfermidades.

Por que o desmatamento contribui para o aumento das infecções por novos doenças parasitárias?

Muitos vírus habitam seus hospedeiros florestais de forma inócua, porque esses animais evoluíram junto com tais vírus. Os seres humanos, porém, podem transformar-se em hospedeiros involuntários de patógenos ao se aventurarem ou alterarem o habitatflorestal.

Quais são as doenças causadas pelo desmatamento?

A disseminação de doenças tropicais na Amazônia está diretamente ligada ao desmatamento da área. A transformação do território florestal em locais agrícolas e agroextrativistas favorecem a ocorrência de doenças como a malária, a dengue e a leishmaniose.

LEIA TAMBÉM:   Qual a idade pode fazer o Bolsa Familia?

Quais são as doenças tropicais no Brasil?

Dentre as prevalentes no Brasil, podemos citar: hanseníase, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, hepatites e filariose linfática.

Quais são os fatores que predispõem ao aparecimento de doenças tropicais?

Vários fatores geográficos, ambientais e socioculturais podem predispor indivíduos a contrair doenças tropicais (MACKEY et al., 2014). O clima entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio é especialmente propício para vetores.

Por que o aumento dos desmatamentos pode favorecer a ocorrência de novas pandemias?

A destruição de ambientes naturais favorece a disseminação de doenças naturais de outros primatas e animais silvestres, e o desmatamento faz que com as espécies selvagens percam seu habitat e passem a viver próximas às pessoas, trazendo vírus que podem acabar causando pandemias.

O que o desmatamento tem haver com novas pandemias?

A Amazônia, por exemplo, é considerada a região com a maior diversidade e abundância de vírus no mundo. Esse vídeo postado pelo canal Pesquisa Fapesp no Youtube, nos mostra como a degradação ambiental pode favorecer emergência de vírus desconhecidos e desencadear pandemias como a do novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM:   Quem era o presidente da Colômbia em 1990?

Porque o desmatamento faz mal?

As consequências provocadas pelo desmatamento são devastadoras. E a primeira afetada é a biodiversidade local. Uma vez que há a destruição das florestas, perde-se o habitat natural de muitas espécies, contribuindo para a morte de animais e até mesmo a extinção dos tipos endêmicos.

Como o desmatamento tem nos deixado mais doentes?

A perda de biodiversidade – em grande parte conectada ao desmatamento – também aumenta o risco de transmissão de doenças. Isso ocorre porque conforme a destruição avança sobre as áreas verdes, as clareiras abertas acabam sendo um ambiente ideal para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Quais as doenças negligenciadas pela OMS?

A Organização Mundial da Saúde considera doenças tropicais negligenciadas a úlcera de Buruli, a doença de Chagas, a cisticercose, a dengue, a dracunculíase (doença do verme da Guiné), a equinococose, a fasciolíase, a tripanossomíase africana (doença do sono), a leishmaniose, a lepra, a filaríase linfática, a …