O que e uma aliquota progressiva?

O que é uma alíquota progressiva?

Mas o que é alíquota progressiva? A progressividade da alíquota indica que seu valor será proporcional ao equilíbrio da situação em que ela se encontra. Assim, quanto maior for a renda, posse ou base de cálculo, maior será o valor da alíquota.

Como funciona a alíquota?

Alíquota é um valor fixo ou um percentual usado para ser aplicado em uma determinada quantidade de dinheiro. O seu valor sempre é determinado em lei, visto que ela é a matriz que dá base a um tributo, como no exemplo citado acima. Assim, ela é um importante instrumento de controle da economia.

Como funciona o imposto progressivo?

Como funciona o Imposto Progressivo? O Imposto Progressivo tem por base o crescimento proporcional das alíquotas, como você acabou de aprender. Na prática, o melhor exemplo sobre o seu funcionamento é o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) aplicado dentro do Brasil.

LEIA TAMBÉM:   O que provoca a perda de equilibrio?

Qual a diferença entre o imposto progressivo e oposto regressivo?

Imposto Progressivo x Imposto Regressivo: qual a diferença? Além desse modelo de crescimento das alíquotas, você também pode encontrar o Imposto Regressivo. Neste outro formato, também como o nome mostra ser bastante intuitivo, o funcionamento é exatamente o oposto do que temos no caso do Imposto Progressivo.

Quais são os escalões de imposto progressivo?

Os escalões de IRS são assim um bom exemplo sobre onde se aplica um imposto progressivo. Em Portugal, há sete escalões sendo que o último é aplicado a rendimentos acima dos 80.882 euros, cuja taxa é de 48\%.

Qual o princípio básico do imposto progressivo?

Desta forma, o princípio básico envolvido no Imposto Progressivo é a capacidade do contribuinte de pagar, algo que está diretamente relacionado com os ganhos adquiridos ao longo de um determinado período (como acontece no exemplo que vimos sobre o Imposto de Renda).