O que e um plancton na vida real?

O que é um plâncton na vida real?

Os plânctons são microrganismos que fazem parte dos ecossistemas aquáticos. São geralmente microscópicos, unicelulares ou pluricelulares (algas microscópicas, bactérias, protozoários, etc.), os quais flutuam passivamente, de forma que são arrastados pelas correntes e movimentos das águas dos rios, lagos e mares.

Como está dividido o plâncton?

O plâncton pode ser classificado em duas categorias principais: o fitoplâncton e o zooplâncton. O fitoplâncton é composto por organismos autotróficos, ou seja, seres que são capazes de produzir seu próprio alimento.

Como é que se forma o plâncton?

Classificação do plâncton O plâncton é geralmente subdividido em: Fitoplâncton – formado principalmente por algas microscópicas; Ictioplâncton – formado por formas larvares ou juvenis do nécton com pouca locomotividade; Zooplâncton – formado por organismos do Reino Protista.

Qual a importância do plâncton para o ecossistema?

Os plânctons possuem extrema importância para os ecossistemas marinhos. Nesses ambientes, os fitoplânctons garantem a disponibilidade de oxigênio e nutrientes, enquanto os zooplânctons atuam no processo de decomposição de matéria orgânica. O ser humano também influencia na quantidade de plâncton.

LEIA TAMBÉM:   Quais dados a empresa pode solicitar?

O que o plâncton se alimenta?

zooplâncton
O zooplâncton alimenta-se do fitoplâncton. Os peixes e outros animais maiores, por sua vez, alimentam-se do zooplâncton. É o caso das baleias, que retêm o plâncton por meio de filtros chamados barbatanas, localizados na boca.

Quem come o plâncton?

Os fitoplânctons servem de alimento para os zooplânctons. Mas não são só animais pequenos que se alimentam dos plânctons, existem algumas espécies de baleias e o tubarão-baleia que se alimentam também desses organismos. Esses animais comem grande quantidade desses seres vivos através de filtração.