O que e um paciente obeso?

O que é um paciente obeso?

Quando o IMC é maior do que 30, a pessoa é considerada obesa. Quanto maior o índice, mais chances do paciente desenvolver diabetes, problemas cardiovasculares e nas articulações, hipertensão arterial e depressão, problemas diretamente ligados à pior qualidade de vida e menor longevidade.

Quais os mecanismos fisiopatológicos envolvidos no aparecimento das complicações da obesidade?

Hipertensão Arterial e Aterosclerose Os principais determinantes fisiopatológicos da hipertensão arterial associada à obesidade são o aumento do tônus do sistema nervoso simpático e a maior retenção de sódio e água pelos rins.

Como ocorre o balanço energético negativo e sua atuação no emagrecimento?

Isso pode ocorrer quando há redução das quantidades de calorias ingeridas na dieta e/ou aumento importante do gasto calórico. O que vai fazer com que isso aconteça é gastar mais calorias do que ingerí-las, fazendo um balanço energético negativo.

LEIA TAMBÉM:   Quando surgiu o E-gov?

O que é desequilíbrio Metabolico aterogênico?

A dislipidemia aterogênica em sinergismo com a existência de transtornos metabólicos como diabetes mellitus tipo 2, síndrome metabólica, hipertensão arterial sistêmica e obesidade, e outros fatores como tabagismo, hábitos alimentares e estresse é reconhecida como um quadro associado a doenças cardiovasculares.

Por que a obesidade é considerada uma doença inflamatória?

“A gordura em excesso, principalmente visceral, secreta substâncias consideradas pró-inflamatórias, que são denominadas adipocinas (proteínas), como a leptina, o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), a interleucina-6 (IL-6) e também o PAI-1, que forma trombos ou coágulos.

Porque obesidade é uma doença é como ela ocorre?

“A obesidade é uma doença multifatorial, em que fatores genéticos, metabólicos, sociais, psicológicos e ambientais estão envolvidos. Mas o indivíduo pensa, na maioria das vezes, que a culpa é somente dele, associa [o excesso de peso] à falta de força de vontade.

Como deve ser a avaliação médica de um obeso?

Além do IMC, outros fatores podem ser analisados para certificar o diagnóstico de obesidade. Por exemplo, o histórico familiar, a evolução do peso, hábitos alimentares, o índice de gordura no corpo (medidos pelos exames de densitometria de corpo total e bioimpedânciometria) e alguns outros exames clínicos e de sangue.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha quem passa no ESA?

Qual o principal mecanismo da obesidade?

A obesidade é definida pelo acúmulo de tecido adiposo no organismo, resultante da quebra do balanço energético, também podendo ser causada por doenças genéticas e/ou endócrino-metabólicas1.

Quais as principais consequências do aumento do tecido adiposo no organismo?

Um alto índice de gordura corporal se relaciona, também, a uma grande quantidade de triglicerídeos e colesterol LDL (conhecido como “colesterol ruim”). Esse aumento de lipídios no sangue pode comprometer a sua circulação e provocar a hipertensão.