O que e um enfermeiro estomaterapeuta?

O que é um enfermeiro estomaterapeuta?

O enfermeiro especialista em estomaterapia ou estomaterapeuta (ET) é definido como aquele que possui conhecimentos, treinamento específico e habilidades para o cuidado dos clientes ostomizados, portadores de feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária(1,13).

Para que serve a Estomaterapia?

De forma geral, podemos dizer que a Estomaterapia é uma especialidade da Enfermagem, responsável pelo cuidado da pele . Assim, é possível reabilitar os pacientes que possuem estomias, fístulas e incontinência urinária ou incontinência anal por meio dos cuidados com cateteres, drenos e tubos.

Quem pode fazer estomaterapia?

A estomaterapia é uma especialidade exclusiva do enfermeiro. Suas áreas de atuação são o cuidado de pessoas com estomias, feridas e incontinência anal e urinária.

Quanto ganha um enfermeiro estomaterapeuta?

Enfermagem em Estomaterapia Profissional capacitado para cuidar de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anais e urinária. Costumam receber um salário entre R$ 2.300 e R$ 4.500, podendo variar segundo a carga horária exercida.

LEIA TAMBÉM:   Como cobrar uma divida muito antiga?

Quais são as técnicas de curativos?

CURATIVO SIMPLES – realizado por meio da oclusão com gaze estéril no local da lesão,mantendo-a seca e limpa.

  • CURATIVO OCLUSIVO – realizado na lesão com sua total cobertura,evitando o contato com o meio externo.
  • CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica.

Onde atua o enfermeiro estomaterapeuta?

O Enfermeiro Estomaterapeuta atua em instituições hospitalares, como membro nas Comissões e Núcleos de Estomaterapia, em serviços ambulatoriais, clínicas de enfermagem, clínicas médicas, consultórios especializados em Estomaterapia, assistência domiciliar, ensino e pesquisa, administração, consultoria e vendas.

Qual especialidade Destina-se a estomaterapia?

A estomaterapia é uma especialidade exclusiva dos enfermeiros cujo foco é o cuidado de pessoas com estomias, fístulas, tubos, drenos, feridas agudas e crônicas, além de incontinências anal e urinária.