O que e um anti-inflamatorio esteroide?

O que é um anti-inflamatório esteróide?

Os anti-inflamatórios esteroides ou corticosteroides exercem potente efeitoanti-inflamatório (glicocorticoide). Sua ação mineralocorticoide deve ser considerada na escolha do fármaco, uma vez que pode provocar retenção de água e sal, hipertensão e perda de potássio.

Quais são os inibidores seletivos da COX-2?

Os inibidores seletivos de cicloxigenase- 2 – meloxicam, nimesulida, etodolaco, celecoxibe, rofecoxibe, parecoxibe, valdecoxibe, etoricoxibe1-3 – potencialmente representariam vantagem em relação aos AINE não-seletivos, pois permaneceria a eficácia antiinflamatória, sem o aparecimento dos efeitos adversos conseqüentes …

Quais são os Anti-inflamatório esteróide?

Nimesulida, diclofenaco, ibuprofeno e ácido acetilsalicílico são exemplos; corticoides — são amplamente utilizados no tratamento de alergias, doenças autoimunes, doenças crônicas e para evitar a rejeição em caso de transplante de órgãos. Dexametasona, betametasona, triancinolona e prednisolona são exemplos.

Porque os efeitos gastrointestinais são os principais efeitos adversos dos AINEs?

Os AINEs não seletivos da COX inibem a produção de prostaglandinas na mucosa gastrointestinal, podendo causar gastroduadinite, úlcera gástrica e sangramento digestivo. Esses AINEs, como a aspirina, reduzem a produção plaquetária de TXA2, devido ao bloqueio da COX-1, e previnem a trombose arterial (Figura 2).

LEIA TAMBÉM:   Que tipo de doencas causam convulsões?

Quanto aos efeitos adversos comuns aos AINEs podemos citar?

Alguns dos efeitos adversos mais comuns dos anti-inflamatórios são: Agravamento da hipertensão. Inibição da ação dos diuréticos. Agravamento da insuficiência cardíaca.

Qual é a vantagem de inibidores específicos da ciclooxigenase 2 COX-2 )?

Inibidores seletivos da COX-2 são associados com menos dano gastrointestinal que AINES convencionais. No entanto, ainda apresentam moderados efeitos adversos, como dispepsia e náusea 1.

Porque alguns inibidores seletivos da COX-2 foram retirados do mercado mundial?

A retirada de alguns coxibes do mercado, devido a efeitos colaterais, fizeram com que muitos pacientes ficassem inseguros em utilizar a medicação. Em diversos países, as agências reguladoras de medicamentos têm discutido o problema e dado algumas diretrizes aos prescritores e usuários.