O que e tributacao autonoma IRS?

O que é tributação autónoma IRS?

O que é a tributação autónoma? O Código do IRS determina que quase todos os rendimentos obtidos por um contribuinte sejam englobados, isto é, somados. Depois de somar estes valores, determina-se o rendimento coletável, o escalão, a taxa de IRS e apura-se a coleta total.

Quando se deve optar pelo englobamento?

É também aconselhável optar pelo englobamento quando há um saldo negativo entre as mais e menos-valias de venda de ações (rendimentos da categoria G), uma vez que, dessa forma, é possível deduzir esse prejuízo aos rendimentos da mesma categoria nos cinco anos seguintes.

Quem tem que preencher o anexo SS?

Este Anexo é de preenchimento obrigatório para as pessoas que acumulam trabalho independente com rendimentos por conta de outrem, para quem recebe pensões de invalidez ou de velhice ou ainda quem em 2020 tenha tido rendimentos de trabalho independente de valor superior a seis Indexantes de Apoios Sociais.

Será que as indemnizações são isentas de tributação?

As indemnizações recebidas são consideradas rendimentos dos contribuintes e, por isso, declaradas em sede de IRS. E as que não estejam isentas de tributação devem ser declaradas em documentos distintos, consoante a situação.

LEIA TAMBÉM:   Pode ter Jupara de estimacao?

Como é tributável o rendimento de indemnizações pagas por danos emergentes?

É tributável o rendimento proveniente de indemnizações pagas por danos emergentes não comprovados quando estes não se encontram documentados. Não são tributadas as indemnizações que se destinem a repor o património danificado quando houver meios de prova que sustentem a necessidade da indemnização.

Como são tributáveis as indemnizações?

São tributáveis as indemnizações que visam a reposição de lucros cessantes – os benefícios líquidos deixados de obter em consequência da lesão – sendo isto a tributação de um rendimento que é auferido em substituição de outro que seria tributado.

Por que a compensação por despedimento deve ser declarada no IRS?

A compensação por despedimento – indemnização – deve ser declarada no IRS? A maioria das compensações por cessação do contrato de trabalho – indemnizações – está isenta de tributação (em sede de IRS e Seg. Social), mas isto depende do valor recebido e do motivo da saída da empresa.