O que e surdez parcial?

O que é surdez parcial?

A perda auditiva ou surdez se refere à perda parcial ou total da audição que dificulta a compreensão e a comunicação verbal. Ela pode ocorrer por causas congênitas, adquiridas por traumatismo, predisposição genética ou doença que afete este órgão. Alguns medicamentos, como antibióticos, também podem gerar a alteração.

Sou surdo de um ouvido posso ser policial?

Em sua decisão, o juiz explicou que entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) é no sentido de que o deficiente tem direito de acesso aos cargos públicos, desde que devidamente caracterizada a deficiência e que esta não seja incompatível com as atribuições do cargo postulado.

Quem tem perda auditiva unilateral é considerado deficiente?

Indivíduos que possuem deficiência auditiva em apenas um dos ouvidos, chamado de surdez unilateral, não recebe apoio da legislação brasileira, assim, não é considerado deficiente auditivo.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a origem do popping?

Quando é considerado deficiência auditiva?

4º do Decreto Federal 3.298/1999 é que é considerada pessoa portadora de deficiência auditiva, o indivíduo que possua perda auditiva bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma, na média das freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz.

O que causa surdez parcial?

Acidentes: A surdez unilateral pode ser causada por lesões no nervo acústico de um dos ouvidos. Isso pode ocorrer após traumatismos como agressões, ferimentos ou acidentes de carro. Surdez Súbita: A surdez súbita normalmente ocorre por predisposições genéticas e doenças autoimunes, infecciosas e vasculares.

É considerado parcialmente surdo?

E é considerado parcialmente surdo todo aquele que a capacidade de ouvir, apesar de deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. Entre os tipos de deficiência auditiva estão a condutiva, mista, neurossensorial e central.

Como conseguir um laudo de deficiência auditiva?

Como então garantir os seus direitos se você possui deficiência auditiva? O único documento que prova a sua condição legalmente no Brasil é o laudo médico com o número do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

LEIA TAMBÉM:   Qual o salario de um secretario de Estado?

Qual o grau de deficiência auditiva para concurso?

Nesse texto o legislador indicou que para se enquadrar como deficiente deveremos ter perda auditiva de 41db ou mais nas 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz; Essa lei é passível de interpretação e muitas bancas usam-na de forma literal. Quando isso acontece, só aprovam se você realmente tiver a perda conforme acima.

Quem é surdo de um ouvido pode se aposentar?

Todo deficiente auditivo que tiver sua condição comprovada por laudo médico tem direito à aposentadoria da pessoa com deficiência.

O que pode levar à surdez?

16 causas da surdez

  • Alteração metabólica. Alterações como diabetes e hipertensão arterial podem causar a que vem sendo chamada de perda auditiva metabólica.
  • Barotrauma.
  • Caxumba.
  • Colesteatoma.
  • Doença de Ménière.
  • Genética.
  • Medicamentos ototóxicos.
  • Meningite.

O que pode ser surdez?

A principal causa da surdez adquirida é o envelhecimento do organismo associado a uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. Tudo isso provoca alterações no ouvido interno, onde as ondas sonoras são convertidas em impulsos nervosos que são enviados para o cérebro.