O que e sindrome metabolica equina?

O que é síndrome metabólica equina?

A Síndrome Metabólica Equina é caracterizada pela presença da resistência à insulina, obesidade e laminite. É associada, à disfunção do transporte de glicose (Glut-4), insensibilidade a insulina nos tecidos e um processo inflamatório periférico que leva a laminite. Acomete cavalos e pôneis obesos e idosos.

Quais os riscos da síndrome metabólica?

A maioria das pessoas que tem a Síndrome Metabólica sente-se bem e não tem sintomas. Entretanto, elas estão na faixa de risco para o desenvolvimento de doenças graves, como as cardiovasculares e o diabetes.

Quando é considerado síndrome metabólica?

O diagnóstico é dado quando três ou mais fatores de risco estiverem presentes numa mesma pessoa. Grande quantidade de gordura abdominal – Em homens cintura com mais de 102cm e nas mulheres maior que 88cm. Baixo HDL (“bom colesterol”) – Em homens menos que 40mg/dl e nas mulheres menos do que 50mg/dl.

Quais são os 5 sinais da diabetes mellitus?

Os 10 sinais e sintomas precoces mais comuns do diabetes são:

  • Poliúria (urinar a toda hora).
  • Polidipsia (excessiva sensação de sede).
  • Cansaço e falta de energia.
  • Perda de peso.
  • Polifagia ou hiperfagia (fome frequente).
  • Visão embaçada.
  • Cicatrização lenta.
  • Infecções frequentes.
LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo vive um dog frances?

O que é Síndrome de Cushing em equinos?

A síndrome de cushing é uma doença hormonal que ataca o sistema endócrino e causa vários problemas nos equinos que chegam a ser crônicos como a obesidade e a laminite, que é um processo inflamatório no casco. Ela acontece com mais frequência em animais entre 18 e 23 anos e fêmeas até 7 anos de idade.

Quais os tipos de síndrome metabólica?

Segundo os critérios brasileiros, a Síndrome Metabólica ocorre quando estão presentes três dos cinco critérios abaixo:

  • Obesidade central – circunferência da cintura superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem;
  • Hipertensão Arterial – pressão arterial sistólica ³ 130 e/ou pressão arterial diatólica ³ 85 mmHg;

Quais são os critérios para diagnosticar síndrome metabólica?

Pressão arterial igual a 130/85 mm Hg (milímetros de mercúrio) ou maior. Nível de triglicérides (uma gordura) no sangue em jejum igual a 150 mg/dl ou maior. Nível de lipoproteína de alta densidade (HDL – colesterol bom) de 40 mg/dl ou menos nos homens ou 50 mg/dl ou menos nas mulheres.

LEIA TAMBÉM:   Quantos pontos ganha no Powerball?

O que é síndrome metabólica e como é diagnosticada?

A síndrome metabólica é diagnosticada quando a circunferência abdominal for igual a 102 centímetros (40 polegadas) ou mais nos homens ou igual a 88 centímetros (35 polegadas) ou mais nas mulheres (indicando excesso de gordura abdominal).

O que caracteriza a síndrome plurimetabólica?

A síndrome metabólica ou plurimetabólica, chamada anteriormente de síndrome X, é caracterizada pela associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), vasculares periféricas e diabetes.