O que e sindrome de SARA?

O que é síndrome de SARA?

A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) ou Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) é definida, de acordo com a Conferência de Consenso Européia-Americana,(1) como uma síndrome de insuficiência respiratória de instalação aguda, caracterizada por infiltrado pulmonar bilateral à radiografia de tórax.

Qual a principal causa e consequência da síndrome da angústia respiratória?

(Doença da membrana hialina) A síndrome da angústia respiratória é um distúrbio pulmonar que ocorre em recém-nascidos prematuros na qual os alvéolos não permanecem abertos porque uma substância que reveste os alvéolos denominada surfactante está ausente ou é insuficiente.

Como podemos caracterizar a síndrome da angústia respiratória aguda SARA )?

RESUMO: A síndrome da angústia respiratória aguda (SARA) é descrita como um quadro de lesão pulmonar aguda, associada a um edema pulmonar, agudo, não hidrostático e hipoxemia severa, acompanhado de altas taxas de mortalidade, entre 10 e 90\% (média = 50\%), dependendo do fator etiológico.

LEIA TAMBÉM:   Em quais casos o plano de saude cobre silicone?

Quais são as principais complicações SARA?

Os principais fatores de risco para desenvolvimento de lesão pulmonar identificados desde os primeiros estudos sobre SARA são sepse, pneumonia, aspiração de conteúdo gástrico, politrauma e choque com múltiplas transfusões. Este achado tem sido confirmado em estudos mais recentes.

Quais são as principais causas da síndrome da angústia respiratória aguda SARA?

Causas de SARA

  • Aspiração (inalação) de conteúdo estomacal ácido para o interior dos pulmões.
  • Queimaduras.
  • Certas complicações gestacionais (como embolia do líquido amniótico.
  • Lesão do tórax (contusão pulmonar.
  • Cirurgia de derivação das artérias coronárias.
  • Afogamento.
  • Inflamação do pâncreas (pancreatite.

O que acontece quando o bebê nasce com insuficiência respiratória?

Em geral, sua causa é o vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca principalmente crianças até os 2 anos de idade. Essa invasão propicia um excesso de muco nos tubinhos por onde o ar passa, comprometendo a captação de oxigênio. Entre os sintomas, o bebê fica com dificuldade para respirar.

São estratégias de ventilação mecânica protetora na SARA?

Uma estratégia protetora de ventilação mecânica (com volume e pressão limitados) reduz a mortalidade, no curto prazo, de pacientes com SARA. Esse estudo sugere que o uso da ventilação protetora na prática clínica associa-se a uma maior sobrevida em 2 anos.

LEIA TAMBÉM:   O que e sobrenome sufixo?

O que é a estratégia protetora de ventilação pulmonar e para que serve?

Com a ventilação protetora, um pulmão sadio se mantém estável durante a ventilação. E para aqueles pulmões já acometidos pela síndrome do desconforto respiratório ou por outra patologia, a ventilação protetora não agrava o problema do paciente, representando um suporte respiratório mais seguro.