O que e ser uma pessoa estoica?

O que é ser uma pessoa estóica?

Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica surgida na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa. Despreza todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.

Qual é a principal ideia do estoicismo?

O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza – o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.

LEIA TAMBÉM:   Quais os melhores softwares para empresas?

Como ser um estoico?

Seja humilde e aberto a novos conhecimentos. Aprenda com cada oportunidade, mas não tente ser um sabe-tudo. Ninguém aprende quando acha que já conheceu tudo o que podia conhecer. A sabedoria é uma das principais virtudes do Estoicismo, além de ser necessária para as pessoas admitirem que não são perfeitas.

O que era a Cosmópolis segundo a tradição estóica?

A versão positiva do cosmopolitismo foi desenvolvida pela versão romana do estoicismo. O estoicismo é uma doutrina filosófica que afirma que todo o universo é corpóreo e governado por uma razão (λόγος) divina. O cosmopolitismo defende a igualdade e a solidariedade dos homens.

Quais as principais características do estoicismo?

Características do estoicismo Indivíduo deve negar os sentimentos externos; O prazer é indiferente ao homem sábio; Universo governado por uma razão universal natural; Valorização da apatheia (indiferença);

O que significa o estoicismo na prática ou no nosso cotidiano?

O Estoicismo é uma escola de filosofia prática que ensina como viver uma boa vida ao focar naquilo que é possível controlar. As ideias Estoicas ajudam a reduzir a ansiedade, o estresse e a lidar com a insegurança e outros sentimentos negativos.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece com todo o plastico produzido no mundo e suas implicacões para a saude humana dos animais e do meio ambiente?

Quais são as características do estoicismo?

Qual a principal ideia do epicurismo?

O epicurismo é uma corrente filosófica surgida na Grécia Antiga no século IV a.C. Segundo o pensamento pregado por seus adeptos, o estado individual de plenitude – em que o sujeito tem total liberdade, tranquilidade e está livre dos medos – está diretamente ligado com a busca pelos prazeres moderados.

Como aplicar o estoicismo na sua vida?

Exemplos de como o estoicismo pode ser usado nos dias hoje:

  1. Conhecer a si mesmo.
  2. Controlar a ansiedade.
  3. Lidar com a insegurança.
  4. Manter a calma em situações adversas.
  5. Processar sentimentos e pensamentos negativos.
  6. Reduzir o stress.

Quais as 4 virtudes Estoicas?

As 4 virtudes estoicas – coragem, justiça, autocontrole e sabedoria.

Quais são as principais características do estoicismo?

Quais são as principais características do epicurismo?

– A principal característica da filosofia epicurista é a busca da felicidade através dos prazeres sexuais, porém com equilíbrio. – Como a morte é vista com um empecilho para a conquista da felicidade, o indivíduo deve ser indiferente a ela. De acordo com o epicurismo, a morte é o maior medo dos seres humanos.

O que prega o estoicismo?

Como ser uma pessoa estóica?

Aplicando os ensinamentos estoicos

  1. Faça uma reflexão diária. Faça uma análise de como foi o seu dia, e pergunte-se com você pode fazer melhor ou diferente no dia seguinte.
  2. Defina objetivos internos e não se preocupe com os resultados.
  3. Seja uma pessoa virtuosa.
  4. Aceite os acontecimentos imprevistos.

Como aplicar o Estoicismo na vida?

Aplicando os princípios do Estoicismo à vida. Não perca tempo com distrações. O tempo é precioso; por isso, tente não perdê-lo com coisas inúteis. Pode ser difícil, já que o mundo é tão agitado, mas concentre-se em cada coisa que você fizer — mesmo que esteja sentado sozinho ou conversando com amigos.

Como o Estoicismo nos ensina a viver?