O que e selante no dente de crianca?

O que é selante no dente de criança?

O selante dentário é uma barreira protetora aplicada nos dentes das crianças para impedir a presença de alimentos e bactérias que resultam em cárie.

Quanto tempo dura o selante nos dentes?

Os selantes podem durar até um ano ou mais. Isso dependerá do tipo de alimentação e da ingestão frequente de doces, balas e alimentos açucarados e pegajosos.

Como é o procedimento do selante de dente?

Não há muito mistério em sua aplicação. Para começar, o especialista explica que o dentista deve realizar a profilaxia na região dos sulcos para, posteriormente, aplicar o ácido que vai correr microscopicamente a superfície do esmalte na área dos sulcos, permitindo que o selante penetre-os, vedando-os.

Quando está indicado o uso de selantes em Odontopediatria?

Os selantes dentários são indicados para dentes que se encontram em infra oclusão, que apresentam cicatrículas e fissuras mais acentuadas e delgadas e em alguns casos onde há presença de lesões cariosas não cavitadas e que se restringem ao esmalte e terço superficial da dentina sem haver sintomatologia dolorosa.

LEIA TAMBÉM:   Quando Angela 2 vai ser lancado?

O que é selar um dente?

A selagem é um processo de aplicação de selantes, ou seja, resinas fluidas que penetram no esmalte e preenchem a superfície dos dentes. Isso acaba por formar uma “barreira protetora”, que não apenas protege de cáries e outras irregularidades, mas também facilita remover restos alimentares dos dentes.

Como aplicar selante em Odontopediatria?

Aplicação do Selante Prevent – FGM, com o auxílio de uma sonda exploradora, em todos os sulcos e fissuras, evitando regiões de interferências oclusais. Após a fotopolimerização, o selante deve ser observado quanto a sua adaptação, assim como a oclusão deverá ser analisada.

Quando selar um dente?

A selagem pode ser feita em qualquer idade. No entanto, é mais recomendada na infância e na adolescência, devido aos riscos maiores que já mencionamos (os hábitos falhos de higiene e consumo mais excessivo de doces). Nas crianças, o ideal é que a selagem seja feito logo após o nascimento dos dentes.

Quando indicar selantes?

Quando os selantes dentários são aplicados? A primeira aplicação de selante normalmente é realizada quando o primeiro dente permanente erupciona, . Se as superfícies de mastigação (oclusal) desses dentes forem seladas, o selante dentário ajudará a proteger o dente.

LEIA TAMBÉM:   Por que o Brasil esta em crise?

O que é fazer selante nos dentes?

O selante dentário é um revestimento fino de resina aplicado às superfícies de mastigação dos dentes, principalmente nos molares e pré-molares. Esses selantes são geralmente brancos ou transparentes e não são visíveis durante atividades como a conversação.

Quando deve ser usado o selante de Cicatriculas e fissuras?

O selante de cicatrículas e fissuras, quando aplicado na superfície oclusal do dente, forma uma barreira física (obstrução mecânica) entre a superfície dentária exposta e o meio bucal, impedindo a deposição de substrato cariogênico e a consequente colonização bacteriana (CATÃO; RODRIGUES; SILVA, 2012).

Quais as indicações do selante?

Selantes dentários são usualmente colocados na superfície de mastigação (oclusal) dos dentes permanentes posteriores – molares e pré-molares – para ajudar a protegê-los contra a cárie.

Quais os tipos de selantes Odontologicos?

O tipo de material a ser indicado para o selamento terapêutico, seja resinoso, ionomérico-resinoso, ou apenas a base de ionômero de vidro, de acordo com Beraldo et al.