O que e saude mental Comunitaria?

O que é saúde mental Comunitária?

A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, mudança do modelo de tratamento: no lugar do isolamento, o convívio com a família e a comunidade.

O que foi o movimento dos trabalhadores em saúde mental?

O Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM), movimento plural formado por trabalhadores integrantes do movimento sanitário, associações de familiares, sindicalistas, membros de associações de profissionais e pessoas com longo histórico de internações psiquiátricas, surge neste ano.

Como era o tratamento das pessoas antes da reforma psiquiátrica?

Os doentes mentais eram tratados como animais, vivendo em condições desumanas, dormindo sobre capim sujo de fezes e urina. Se as medidas farmacológicas não fossem suficientes, a terapia de choque e a lobotomia eram feitas, sem qualquer aprovação das famílias, daqueles que ainda as tinham.

O que é a política de saúde mental?

A Política Nacional de Saúde Mental é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Saúde, que compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país para organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental.

Como o termo comunidade foi desenvolvido nas políticas de saúde mental?

LEIA TAMBÉM:   O que o Sistema Unico de Saude oferece?

No campo das políticas de saúde, o termo comunidade ganhou progressivo destaque, desde o momento em que a crise de financiamento do modelo centrado na doença e a complexificação do conceito de saúde impulsionaram a necessidade de atuações mais preventivas.

O que foi o movimento da reforma psiquiátrica?

A Reforma Psiquiátrica é entendida como processo social complexo, que envolve a mudança na assistência de acordo com os novos pressupostos técnicos e éticos, a incorporação cultural desses valores e a convalidação jurídico-legal desta nova ordem. …

Como foi o início da reforma psiquiátrica?

No Brasil, tal movimento inicia-se no final da década de 70 com a mobilização dos profissionais da saúde mental e dos familiares de pacientes com transtornos mentais. Esse movimento se inscreve no contexto de redemocratização do país e na mobilização político-social que ocorre na época.

Como as pessoas com transtorno mental eram vistas antigamente?

Na Antigüidade pré-clássica, as doenças eram explicadas como resultantes da ação sobrenatural; a partir de 600 a.C. Os filósofos gregos trouxeram a idéia organicista da loucura e até o começo da Idade Média o tratamento dispensado era de apoio e conforto aos doentes mentais.

Como era a saúde mental antes da reforma psiquiátrica?

Na maioria das vezes, os portadores de doenças mentais viviam confinados em hospitais psiquiátricos como o de Juqueri, em São Paulo, isolados de tudo e de todos, até a morte. Muitos eram submetidos à camisa de força e a técnicas violentas como a lobotomia e o eletrochoque.

Quem deve garantir a política de saúde mental?

3º A política de saúde mental e drogas deve garantir e valorizar a plena participação das(os) usuárias(os) e familiares em todas as decisões que envolvem seu tratamento, a dinâmica dos serviços e da própria assistência e da política nacional, sendo que este último componente já é integrante da própria estrutura do SUS.

LEIA TAMBÉM:   O que causa a iridescencia?

Quando foi criada a política Nacional de saúde mental?

Criada pela Lei nº 10.216/2001, a política é um marco na proteção e na defesa dos direitos humanos, ao consolidar modelo humanizado de atenção à saúde mental, priorizando reabilitação psicossocial e a reinserção social das pessoas em sofrimento psíquico ou dependência química.

Em que contexto histórico esteve associado a política de saúde mental?

Graças à política de saúde mental iniciada nos anos 1980, o Brasil conquistou um lugar único no campo da saúde mental global. Não surpreende, assim, que a experiência brasileira tenha despertado um grande interesse em todo o mundo e seja uma das experiências mais estudadas e discutidas nesse campo.

O modelo de saúde mental comunitária im‑ plica uma perspectiva bio ‑psico ‑social das questões da saúde/doença mental, assim como um conjunto de valores que preco‑ nizam a equidade no acesso aos serviços, o tratamento na comunidade, o respeito dos direitos humanos, uma visão de recupera‑ ção, a promoção da vida …

Qual o objetivo da Política Nacional de saúde mental?

Quais as principais diretrizes da política nacional de saúde mental?

VI – ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis; VII – receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento; VIII – ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis; IX – ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.

LEIA TAMBÉM:   O que e a reforma de Solon?

Qual a finalidade da Política Nacional de atenção Psicossocial?

A proposta é garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pes- soas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas.

Qual o objetivo da Saúde Comunitária?

A Saúde Comunitária busca a resolução de problemas que influenciam na vida das pessoas, que incluem o contexto geográfico, social e familiar. Portanto, esse passa a ser um desafio que requer a integração de todos os agentes, públicos e privados, em prol de benefícios coletivos. As doenças causam impactos nas mais diversas esferas da sociedade.

Qual é a saúde mental?

Saúde mental- É considerado um estado de equilíbrio entre a pessoa e a sociedade, é um conceito amplo, representado pela família, comunidade, escola e trabalho. Possuindo saúde mental, o individuo torna-se mais produtivo, tem melhor qualidade de vida e bem-estar.

Qual o princípio da Saúde Comunitária?

Portanto, as ações de Saúde Comunitária estão pautadas no princípio de que as doenças ultrapassam as pessoas em si. Por exemplo, uma pessoa que cuida da própria saúde — se alimenta corretamente, pratica exercícios, etc. — tem menor probabilidade de ficar doente e, consequentemente, necessita de menos tratamentos e produz mais.

Qual a finalidade da psicologia comunitária?

A intervenção da psicologia comunitária tem como finalidade aliviar os problemas das pessoas e prevenindo as suas dificuldades. Através de Empowerment , isto é, atribuir poder à população, através do intercâmbio de conhecimento, possibilitando às pessoas resolver os seus próprios problemas e prevenir as dificuldades futuras.